O goleiro Fábio Costa realizou na manhã desta terça-feira, no Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo, a operação para a recuperação de micro lesões (fragmentos ósseos) da face superior do pé direito, lesionado no dia 21 de junho, quando o Santos foi derrotado pelo Atlético-MG, por 3 a 2, na Vila Belmiro, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro.
A cirurgia do atleta, que ficou a cargo do médico ortopedista Roberto Santin, durou cerca de uma hora e 20 minutos e foi bem sucedida. Com isso, o arqueiro deve receber alta do hospital já nesta quarta-feira.
O chefe do departamento médico do Peixe, Carlos Braga, acompanhou a operação e deu detalhes do procedimento cirúrgico adotado pelo doutor Santin. "Como tínhamos dito, havia a necessidade do aspecto cirúrgico, pois não havia acontecido uma melhora (através de um tratamento alternativo) como se esperava. Isso gerava uma certa instabilidade e fazia com que o local doesse. Por isso, foi fixada essa junta, um enxerto, com três parafusos, para soldar a articulação, imobilizando a área para que não doa mais", contou o médico santista.
Sobre o início do processo de recuperação de Fábio Costa, através do trabalho de fisioterapia, Braga preferiu ainda não estipular prazos. "Esperamos que seja o mais rápido possível, mas ainda não dá para fazer uma previsão. O jogador deverá ficar duas semanas com esta imobilização, uma espécie de gesso sintético. Depois, faremos a retirada dos pontos para passarmos para uma bota (ortopédica), onde ele já poderá dar os seus primeiros passos sozinho. Após isso, avaliaremos quando terá início o processo fisioterápico", finalizou.