O reencontro do atacante Samuel Eto'o com o Barcelona, seu ex-clube, já aconteceu dentro de campo e terminou sem vencedor (empate por 0 a 0, pela Copa dos Campeões). Agora, o dono da camisa 9 da Internazionale de Milão se prepara para mais uma batalha contra os catalães, mas nos tribunais.
Segundo a edição desta terça-feira do diário Marca, o jogador está cobrando da direção barcelonista um valor que estaria pendente desde sua saída do Camp Nou para a tetracampeã italiana, de %u20AC 3 milhões, referentes a 15% do montante que envolveu sua transferência.
Sem a menor vontade de abrir os cofres para 'satisfazer' seu ex-atleta, a direção do Barça se apoia nas leis que regem a Federação Espanhola para não arcar com o valor pedido por Eto'o.
Segundo a AFE (Associação de Futebolistas Espanhóis), os jogadores têm direito a 15% do valor de transferências envolvendo duas equipes espanholas, mas nada diz quando o negócio é viabilizado entre um time do país e outro do exterior, como no caso envolvendo o camaronês, o Barcelona e a Inter de Milão.
Para tentar virar o jogo a seu favor, o atacante buscará seus direitos nos Tribunais e apresentará um precedente para convencer o júri. Em fevereiro de 2008, Albert Luque trocou o Deportivo La Coruña pelo Newcastle, da Inglaterra, por %u20AC 14 milhões e conseguiu receber %u20AC 2,1 mi referentes à transferência do clube espanhol, justamente por determinação da Justiça.