Sem perder há quatro jogos e vindo de triunfos sobre o líder Palmeiras e o Internacional, então segundo colocado, o Vitória tenta levar para a Sul-americana a boa fase que atravessa no Campeonato Brasileiro. Nesta terça-feira, no estádio Centenário, o Rubro-negro abre as oitavas de final do torneio continental contra o River Plate.
Na briga por uma vaga na próxima Libertadores e de olho em uma maior projeção internacional, o Leão baiano terá quase sua força máxima no Uruguai. O único desfalque em relação ao time que superou o Colorado no último sábado é o veterano Ramón, que não foi inscrito na Sul-americana. Magal, Jackson e Bida brigam pela vaga, mas o técnico Vagner Mancini deve optar pelo primeiro.
A principal preocupação do treinador, aliás, é conter a euforia do time antes do duelo inédito. "As equipes argentinas e uruguaias jogam de forma rápida e forte. Uma competição sul-americana é diferente do Campeonato Brasileiro e espero que a equipe possa entender rapidamente isso", torceu, apesar de topar até um revés nesta terça.
"É muito importante fazer uma boa apresentação. Claro que uma vitória fora de casa é muito bom, mas um empate ou até mesmo um derrota por um gol não vai nos tirar da competição. Não podemos esquecer que temos o jogo da volta no Barradão", ressaltou.
Se o Vitória vive boa fase, o River chega para o confronto sob desconfiança. Não teve trabalho para passar pela preliminar após o Blooming ser punido pela Conmebol com uma derrota por 3 a 0 por conta do incidente ocorrido no jogo de ida, na Bolívia (um torcedor agrediu o atacante Henry Gimenez, recém-transferido ao Bologna). Na volta, o time confirmou a vaga ante um adversário desinteressado com um triunfo por 2 a 1.
No Uruguaio, o adversário do Leão faz campanha irregular. Só empatou com o Danúbio no final de semana e, após seis rodadas, ocupa a sexta colocação. O técnico Juan Ramón Carrasco, que chegou a comandar a seleção local, conta com dois brasileiros (o zagueiro Ricardo Conceição e o meia Andresinho) para abrir vantagem diante do Leão, que alcançou as oitavas de final depois de eliminar o Coritiba nos pênaltis.