Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Após prorrogação, Sérvia vai à final do Europeu de basquete

Se a Espanha teve relativa facilidade para bater a Grécia e avançar à final do Campeonato Europeu de basquete masculino, o mesmo não de pode dizer da Sérvia. Neste sábado, o combinado do país precisou da prorrogação para bater a Eslovênia por 96 a 92, garantindo um lugar na decisão.

O duelo foi recheado de viradas, para delírio dos admiradores de basquete e tensão dos torcedores de ambos os times. Graças a uma bela atuação do cestinha Milos Teodosic, responsável por 32 pontos, a Sérvia conseguiu nos segundos finais da partida um tiro de três que culminou no empate em 79 pontos, forçando o tempo extra.

Na prorrogação, os eslovenos não puderam contar com seu principal jogador, Erazem Lorbek, excluído por exceder o limite de faltas. A Sérvia então não desperdiçou a grande oportunidade de se manter viva na luta de seu nono título da disputa - as taças anteriores foram conquistadas entre 1973 e 2001, quando o país ainda chamava-se Iugoslávia.

Atual campeã mundial, a Espanha terá que reverter um péssimo histórico em decisões continentais: nas seis vezes em que teve a chance de lutar pela medalha de ouro, o time ibérico foi derrotado. A decisão começa às 16h15 (horário de Brasília) deste domingo.