Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Com gol irregular, Paraná bate o Ceará fora de casa

Pela primeira vez na história, o Paraná venceu o Ceará e conquistou três pontos fundamentais na classificação da Série B do Campeonato Brasileiro. Com o 1 x 0, a a equipe paranaense se recuperou do tropeço em casa diante do juventude e chegou à 10; colocação, com 32 pontos, enquanto o Vovô permanece no G-4, com 43 pontos.

Na primeira etapa, as duas equipes viveram bons momentos, mas quem abriu o placar foi o Tricolor da Vila, aos 42 minutos, com Wellington Silva, que aproveitou escanteio para desviar para as redes. Os jogadores do Alvinegro reclamaram de toque de mão. Depois do intervalo, o Alvinegro saiu para o jogo em busca do empate, mas sem sucesso, errando demais.

[SAIBAMAIS]Na próxima rodada, o Ceará volta a campo na sexta-feira, quando enfrenta o São Caetano, no ABC Paulista. Já o Paraná Clube receberá o Figueirense no próximo sábado, na Vila Capanema.

O jogo

O Vovô, empurrado pelo empolgado torcedor, começou a partida tentando pressionar. Aos dois minutos, Jorge Henrique cobrou falta na área, mas a zaga paranista conseguiu afastar. O Tricolor, por sua vez, explorava os contra-ataques e, aos quatro minutos, Márcio Goiano pegou rebote e bateu pela linha de fundo. Aos sete minutos, João Paulo fez o levantamento e Márcio Goiano se esticou todo, sem conseguir desviar.

O Paraná se fechava bem na defesa, mas não abandonava as pretensões ofensivas e equilibrava o jogo. Aos 12 minutos, Wellington Silva mandou a bomba de longe e Lopes ficou com a bola, no meio do gol. Aos 16 minutos, Marcio Goiano partiu para a jogada individual e, na hora de complementar, bateu fraco, fácil para o goleiro cearense. Os visitantes pressionavam e perdiam chances. Aos 20 minutos, Wellington Silva recebeu com liberdade e Lopes saiu da meta para salvar.

O Ceará acordou e quase abriu o placar aos 21 minutos, depois de jogada de Mota que sobrou pra Jorge Henrique, que mandou um petardo para grande defesa de Zé Carlos. Aos 28 minutos, Geraldo fez o levantamento e Michel apareceu para tocar de cabeça e exigir mais uma intervenção do arqueiro paranaense. Porém, o camisa 1 quase entregou o ouro aos 34 minutos depois de soltar uma bola e ceder escanteio. Até que aos 42 minutos, Wellington Silva aproveitou cruzamento e desviou para as redes. Mesmo com reclamação de toque de mão, o árbitro confirmou.

Na saída para o intervalo, confusão geral em campo, com segurança entrando em campo e o zagueiro Gabriel reclamando por ter sido agredido pelo goleiro reserva Marcelo Bonan. Na segunda etapa, aos quatro minutos, Fabrício arriscou de fora da área a bola subiu demais. Aos seis minutos, Wellington Silva aproveitou cruzamento desviou de cabeça para fora. Mesmo com mais ação, o Vovô errava muitos passes. Aos 10 minutos, Geraldo recebeu com liberdade, girou o corpo e chutou sobre a zaga.

Ceará na pressão e, aos 15 minutos, Jorge Henrique cobrou falta, Zé Carlos rebateu , Rômulo tentou o levantamento e a zaga afastou. Depois de jogada ensaiada, Mota disparou a bomba e o goleiro paranista espalmou. A resposta veio com Gabriel, que cobrou falta na entrada da área com violência e carimbou o travessão, quase ampliando vantagem dos visitantes.

Precisando do resultado diante do torcedor para não ver seu lugar no G4 começar a ser ameaçado, o time da casa partiu para o ataque, mas errava demais. Aos 30 minutos, Márcio Goiano bateu cruzado e a bola cruzou toda a área entes de sair. Aos 35 minutos, Mota arrancou e bateu para afora, com muito perigo. Aos 40 minutos, após cabeceio, Zé Carlos mais uma vez salvou. Aos 45 minutos, Jorge Henrique, de bola parada, tentou marcar e a zaga garantiu o resultado.