Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Cinco anos após decidirem a Série B, Bahia e Brasiliense lutam contra rebaixamento

Há cinco anos, o Brasiliense vencia o Bahia por 3 x 2, na Fonte Nova, conquistava o título da Série B do Campeonato Brasileiro e acabava com a melhor chance do tricolor de regressar à primeira divisão. O Jacaré subiu, caiu de novo, mas se mantém no segundo escalão desde 2006. Do outro lado, o campeão brasileiro de 1988 e da Taça Brasil de 1959 entrou em depressão após aquela derrota para o clube de Taguatinga. Chegou a passar dois anos na Série C e tenta, há seis temporadas, voltar a ser grande.

Ao contrário do encontro de 2004, a situação dos dois times é dramática. O Bahia recebe o Brasiliense nesta sexta-feira, às 21h, no Estádio Pituaçu, em Salvador, em 11; lugar, com 30 pontos, três à frente da zona de rebaixamento. Pior: amarga três derrotas consecutivas. Vem de derrota por 3 x 0 para o ABC e também perdeu para Ceará (1 x 2) e Portuguesa (4 x 1). São nove gols sofridos nas últimas três exibições.

Três posições atrás do Bahia, o Jacaré está separado do Duque de Caxias, cabeça da zona de rebaixamento, por apenas um ponto e não vence há dois jogos ; derrota para o Juventude (0 x 2) e empate sem gols com o América-RN.

Na quinta-feira, já em Salvador, Reinaldo Gueldini comandou o último treino. Ele conta com o retorno do goleiro Guto e do volante Juninho. Ambos cumpriram suspensão na partida de terça-feira. Por outro lado, o Brasiliense não terá Somália. O atacante faz um trabalho de recondicionamento físico. O atacante Gustavo, suspenso, também está fora.

No Bahia, Léo Medeiros é uma das três novidades na escalação do técnico Sérgio Guedes. Ele ganhou a vaga de Bruno Silva. Embora o momento do time seja delicado, o meia mantém a fé. "Sempre disse que vim para o Bahia porque acredito no projeto que a diretoria me propôs. Apesar de ter ficado fora dos últimos jogos, nunca desanimei nos treinos. Sabia que uma hora teria uma oportunidade e espero corresponder."

Memória

O dia 11 de dezembro de 2004 foi histórico para o Brasiliense. Classificado com uma rodada de antecedência para a Série A, o time comandado pelo técnico Edinho foi a Salvador apenas em busca do título.

William abriu o placar para o Bahia, mas Wellington Dias empatou no fim do primeiro tempo. Na etapa final, Fabrício virou o jogo para o Jacaré, Igor igualou de novo, mas Jairo garantiu o título dentro da Fonte Nova. O Fortaleza subiu com o Brasiliense e o Bahia ficou pelo caminho.

FICHA TÉCNICA
BAHIA X BRASILIENSE

Local: Estádio Pituaçu, em Salvador (BA)
Horário: 21h

Árbitro: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)

BAHIA

Fernando; Diogo (Hélton Luiz), Nen, Evaldo (Odair) e Rubens Cardoso; Bruno Silva, Leandro, Juninho e Élton (Hernani); Nadson e Jael
Técnico: Sérgio Guedes

BRASILIENSE

Guto; Julio Cesar, Moacri, Ailson e Edinho; César Gaúcho, Pedro Ayub, Juninho, Thiaguinho e Iranildo; Abuda
Técnico: Reinaldo Gueldini