Campeão em 2004 e 2005, o Boca Juniors foi eliminado da fase nacional da Copa Sul-Americana ao ser derrotado por 1 a 0 pelo Vélez Sarsfield em partida disputada na noite desta quarta-feira, no Estádio José Amalfitani, em Buenos Aires, na Argentina.
No confronto de ida, as duas equipes empataram por 1 x 1, em La Bombonera. O gol que decidiu a vaga foi marcado pelo atacante Cristaldo aos 15 minutos do segundo tempo. Agora, o Vélez enfrenta nas oitavas de final o Unión Española, do Chile.
No primeiro tempo, o Vélez, que jogava em casa, começou mais agressivo e aos cinco e seis minutos, Hernan Lopez deu chutes com perigo para o gol de Abondanzieri. Com Riquelme bem marcado, o Boca tinha dificuldades de organizar jogadas de ataque e o Vélez tinha mais condições de administrar a vantagem, protegendo bem a defesa e partindo em velocidade para o ataque tentando surpreender a defesa xeneize. Aos 42 minutos, Abbondazieri voltou a aparecer bem para impedir a queda da sua meta defendendo um chute muito perigoso de Emiliano Papa.
O Boca voltou mais agressivo para o segundo tempo já que o resultado não lhe interessava. Só que abriu espaços para o Vélez, que acabou marcando aos 15 minutos através de Cristaldo. Como só a vitória garantia sua passagem para a próxima fase, o Boca partiu com tudo para o ataque. Aos 32 minutos, o time de La Bombonera quase chegou ao empate em chute de Martin Palermo, mas o goleiro Montoya defendeu com segurança. Para complicar a situação do Boca, Palermo foi expulso e acabou com qualquer chance de reação da sua equipe.