Com mais de 40 anos de vivência diária nas quadras de tênis, o baiano Givaldo Barbosa, ex-82º colocado do ranking da ATP, é uma das presenças confirmadas no 5º Simpósio Internacional de Tênis, evento que será realizado entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro, no Clube Paineiras do Morumbi. Com um arsenal de conhecimento prático, ele promete contribuir decisivamente no trabalho dos treinadores brasileiros.
"Exercícios, técnicas e dicas para conquistar resultados imediatos" é o tema da palestra de Barbosa. Em uma academia de Alphaville, ele treina amadores de bom nível competitivo. "Tenho me dedicado diretamente a jogadores acima dos 40 anos que jogam campeonatos estaduais e nacionais e percebi que, ao longo de poucas semanas, algumas dicas simples acabam produzindo resultados incríveis", explicou.
Barbosa pretende ministrar uma palestra marca pela prática no próximo dia 2 de novembro. "Vou colocar o pessoal lá na quadra para sentir diretamente o que eu estou dizendo. É fundamental que todos percebam imediatamente que essas técnicas poderão levar seus alunos a evoluir com rapidez", afirma Barbosa, que se dedica ao treinamento de amadores desde que encerrou sua carreira profissional, em 1992.
Nomes como o gaúcho Larri Passos, treinador que levou Gustavo Kuerten ao topo do ranking mundial, e o espanhol Emílio Sánchez Vicário, coordenador do tênis brasileiro e atual campeão da Copa Davis, também estão confirmados no Simpósio. Assim como Fernando Meligeni, terceiro brasileiro mais bem sucedido no circuito internacional. As palestras serão realizadas no auditório montado nas quadras cobertas do Paineiras.
As inscrições para o evento continuam abertas e têm condições especiais até o dia 22 de setembro. Serão concedidos ainda descontos em passagens aéreas e preços diferenciados para grupos de clubes e academias, além de livre acesso à 1ª Feira do Tênis, que acontecerá simultaneamente.