Os gols marcados por Gilberto e Thiago Ribeiro domingo, na vitória por 3 a 2 do Cruzeiro sobre o Internacional, mandaram por água abaixo um longo tabu da vida da Raposa mineira diante do rival gaúcho.
Antes de Gilberto, autor de dois gols, brilhar e tirar do Inter a chance de assumir a liderança do Campeonato Brasileiro, a última vitória cruzeirense dentro do Beira-Rio datava do dia 13 de novembro de 2002, quando o zagueiro Luisão, hoje no Benfica e na seleção brasileira, garantiu o triunfo com um gol isolado.
Desde então, o Internacional havia recebido o Cruzeiro em outras seis oportunidades, vencendo cinco e empatando somente uma. Foi também a primeira vitória dos mineiros na casa do rival desde que o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado em pontos corridos.
A curiosidade dos recentes confrontos entre Internacional e Cruzeiro no Beira-Rio também pode ser vista nos placares dos jogos. Quatro dos últimos oito jogos acabaram com o resultado de 1 a 0, três favoráveis aos gaúchos e um aos mineiros. Durante esse tempo, apenas em dois confrontos houve vencedor por diferença superior a um gol - o Inter, em 2004 (2 a 0) e 2005 (4 a 1).
O atacante Thiago Ribeiro, que deixou sua marca na rede colorada, minimizou o tabu, mas não a importância do resultado. "Em todos os lugares a gente vai para jogar. Respeitamos o Inter, mas não poderíamos recuar. O placar poderia até ter sido maior, porque tivemos oportunidades. Temos time para chegar à Libertadores e vamos lutar por isso", prometeu o ex-são-paulino, vice-campeão continental em 2009, em entrevista para a Rádio Itatiaia.