O Mundial de Ginástica Rítmica do Japão teve seu primeiro dia da provas coletivas neste sábado (12/09). Enquanto a Itália conseguiu quebrar a hegemonia da Rússia, as brasileiras Nathane Garcia, Ana Paula Ribeiro, Jéssica Oliveira, Natália Sanchez, Ana Paula Alencar e Laís Pascoalino terminaram na 21º posição da classificação geral.
Na rotina com cinco arcos, a equipe brasileira marcou 21.625 pontos e ficou na 19ª colocação. Na apresentação com três fitas e duas cordas, as meninas marcaram 20.050 pontos e terminaram na 22ª posição. No geral, o time nacional contabilizou com 41.675 pontos e não se classificou para as finais por aparelhos.
O ouro ficou com as italianas. Na rotina com cinco arcos, elas ficaram em segundo lugar com a marca de 27.275 pontos. Já na apresentação com três fitas e duas cordas, as europeias não foram superadas e marcaram 27.125 pontos. Assim, o país vence com 54.400 pontos, seguido pela Bielo-Rússia (54.200) e pela favorita Rússia (51.350).
O Mundial termina neste domingo com as finais coletivas por aparelho. Bielo-Rússia, Itália, Espanha, Azerbaijão, Israel, Bulgária, Rússia e Ucrânia competem nos cinco arcos. As mesmas equipes participam da decisão nas três fitas e duas cordas, com o Japão no lugar da Ucrânia.