Equipe que chegou a frequentar o top 5 dos treinamentos livres para o Grande Prêmio da Itália tanto com Nick Heidfeld quanto com Robert Kubica, a BMW conheceu uma desilusão no qualificatório, vendo os motores de seus dois carros darem problemas. Além deles, o italiano Giancarlo Fisichella também foi descartado na segunda perna da sessão.
Fisichella, que na manhã deste sábado se envolveu em um acidente na curva Parabolica, acabou decepcionando na 14ª posição. Embora tenha sido elogiado pelo time no rádio, ele não conseguiu esconder a tristeza ao sair do carro com um tempo cinco décimos mais lento que o de seu parceiro na Ferrari, Kimi Raikkonen.
Com pouquíssimas voltas antes de ser obrigado a parar, Kubica ainda conseguiu arrancar o 13º lugar, dois à frente de Heidfeld, que curiosamente também sofreu uma quebra no motor. Jarno Trulli, 11º colocado, e Romain Grosjean, 12º, foram os outros eliminados do Q2, sendo que Sebastian Vettel só avançou à superpole por causa de uma diferença inferior a um décimo de segundo.