Autor de 18 pontos nas últimas três etapas da Fórmula 1, Lewis Hamilton ratificou a boa fase ao conquistar no Grande Prêmio da Itália sua segunda pole position no ano. Empurrado pelo KERS (Sistema de Recuperação de Energia Cinética), o inglês não deu chances aos rivais no treino classificatório deste sábado.
[SAIBAMAIS]Hamilton, que já adiantara que o KERS lhe rende cerca de quatro décimos de segundo a cada volta lançada na pista de Monza, provou o valor de possuir o equipamento neste sábado. Dominante na maior parte do qualifying, ele só pareceu ameaçado no último minuto disponível para a tomada de tempos, quando Adrian Sutil voltou a mostrar força lhe roubando a primeira colocação provisoriamente. A festa da Force India, no entanto, só durou 30 segundos, até o atual campeão mundial completar nova volta, desta vez em 1min24s066.
De novo na frente, o jovem repetiu o feito de Valência, porém neste domingo espera colecionar um resultado superior ao daquela oportunidade, na qual ganhava a corrida até ser prejudicado pela lentidão dos mecânicos em um de suas paradas para reabastecimento - a vitória acabou ficando nas mãos de Rubens Barrichello
A partir do grande desempenho do motor Mercedes, Sutil confirmou o bom momento da Force India e superou Kimi Raikkonen por expressivos três décimos de segundo. Atrás do finlandês da Ferrari, apareceu o parceiro de Hamilton, Heikki Kovalainen.
Muito rápidos, os quatro líderes tiveram muita vantagem para os demais competidores. Rubinho, por exemplo, ficou com a quinta posição a quase um segundo de distância do ponteiro. O brasileiro, em todo caso, saiu do treino muito feliz, pois já havia revelado estar com o tanque cheio: ele pode até mesmo realizar apenas um pit stop na prova e largará imediatamente à frente do parceiro de Brawn GP, Jenson Button.
Como se não bastasse a primeira fila obtida por Sutil, a Force India ainda teve motivos para comemorar com Vitantonio Liuzzi. Mesmo estando afastado da Fórmula 1 há dois anos, o italiano reestreará oficialmente na categoria largando no sétimo lugar, em uma performance que aumentou a confiança da equipe que há uma semana conseguia, com Giancarlo Fisichella na Bélgica, uma pole position inédita.
Fisichella, aliás, decepcionou em seu primeiro grande exame a bordo da Ferrari. Admitindo estar sentindo a "pressão" por defender a Scuderia diante da torcida, ele ficou bem distante de Raikkonen e amargou o 14º posto. Pelo menos, o veterano escapou do primeiro corte do treino, coisa que Luca Badoer não conseguiu fazer nas duas provas em que substituiu Felipe Massa.
Também fracassou em Monza a Williams. Mal no rápido circuito desde os testes de sexta-feira, o time inglês confirmou esse panorama classificando Kazuki Nakajima em 17º e Nico Rosberg em 18º. A discrição deve custar a bela sequência de resultados do piloto alemão, que não fica fora da zona de pontuação da Fórmula 1 há oito grandes prêmios.
BMW e Red Bull, por fim, também não tiveram motivos para sorrir neste sábado. Após surpreender e figurar no top 5 durante os treinos livres, a fábrica que está para deixar a categoria viu os motores de seus dois carros quebrarem, impedindo que Robert Kubica e Nick Heidfeld avançassem à disputa da superpole. Já os austríacos chegaram a evoluir e estiveram com seus dois representantes no Q3, porém ficaram mais longe do título pois Sebastian Vettel e Mark Webber, nessa ordem, dividirão a modesta quinta fila do grid italiano.
Confira o grid de largada para o Grande Prêmio da Itália:
1: Lewis Hamilton (ING/McLaren) - 1min24s066
2: Adrian Sutil (ALE/Force India) - 1min24s261
3: Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - 1min24s523
4: Heikki Kovalainen (FIN/McLaren) - 1min24s845
5: Rubens Barrichello (BRA/Brawn GP) - 1min25s015
6: Jenson Button (ING/Brawn GP) - 1min25s030
7: Vintantonio Liuzzi (ITA/Force India) - 1min25s043
8: Fernando Alonso (ESP/Renault) - 1min25s072
9: Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1min25s180
10: Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1min25s314
11: Jarno Trulli (ITA/Toyota) - 1min23s611
12: Romain Grosjean (FRA/Renault) - 1min23s728
13: Robert Kubica (POL/BMW) - 1min23s866
14: Giancarlo Fisichella (ITA/Ferrari) - 1min23s901
15: Nick Heidfeld (ALE/BMW) - 1min24s275
16. Timo Glock (ALE/Toyota) - 1min24s036
17: Kazuki Nakajima (JAP/Williams) - 1min24s074
18: Nico Rosberg (ALE/Williams) - 1min24s121
19: Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - 1min24s220
20: Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - 1min24s951