Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Michael Jordan é homenageado no Hall da Fama

O ex-jogador de basquete Michael Jordan foi homenageado nesta sexta-feira em Springfiel, Estados Unidos, por seus 19 anos que atuou como jogador profissional. Em quase duas décadas, o jogador foi seis vezes campeão da NBA, bicampeão olímpico e é considerado um dos maiores pivôs de todos os tempos.

Eterno ídolo do Chicaco Bulls, Jordan deixou as quadras em 2003, aos 40 anos, defendendo o Washington Wizards, clube que defendeu em suas duas temporadas derradeiras.

Em 15 temporadas na NBA (entre 1984 e 1999, 2001 e 2003), ele deixou a boa média de 30,1 pontos por partida, além de ser seis vezes MVP (sigla de "jogador mais valioso", em inglês) nas finais da competição, marca até hoje não alcançada.

Michael Jordan também foi um dos integrantes do Dream Team do basquete, quando ele atuou na seleção norte-americana ao lado de Magic Johnson nas Olimpíadas de 1992, em Barcelona.

Jordan, porém não foi o único a ser homenageado sexta-feira em Springfiel. John Stockton, David Robinson e Jerry Sloan também receberam congratulações.

Influência
Quando David Beckham chegou ao Real Madrid em 2003, o jogador não pôde usar a camisa 7 (que já tinha dono) e a solução do clube espanhol foi dar a camisa 23 ao jogador, a mesma que Michael Jordan imortalizou no Chicaco Bulls, para assim ampliar a marca dos madridistas ao mercado norte-americano.