O destino do brasiliense Evandro Queiroz, 16 anos, começou a mudar para valer quando ele, em 25 de agosto, cruzou o portão de embarque do Aeroporto Internacional de Brasília rumo à Espanha. Perto do que ele viveu lá e do que ainda experimentará na Europa dentro de pouco tempo, aquela primeira viagem de avião foi pouco. Hoje, o menino tímido do Varjão, que começou jogando bola em um campo empoeirado e foi descoberto depois de uma peneira no Planalto Futebol Clube, já carrega as marcas da guinada que a vida lhe reservou.
Evandro contou que nem precisou de muito tempo para ser aprovado nos testes. ;Quando eu cheguei lá, fiz um coletivo;, lembrou. ;Eles me colocaram para jogar na minha posição, eu meti logo um gol e os caras gostaram de mim. Nem joguei a partida toda. Depois disso, eles disseram que eu tinha sido aprovado;, disse orgulhoso.
Para quem nunca tinha viajado além de Formosa, distante menos de 100 quilômetros da capital, a experiência na Espanha foi marcante. Evandro adorou a estrutura do clube e garantiu que não estranhou nada, nem a comida. ;Gostei muito da comida deles. O que eu mais gostei foi da pizza. Tem uma massa diferente e o molho também é muito bom;, falou, com saudades.
O retorno à Espanha, em poucas semanas, não será solitário desta vez. É que o irmão Romário, também atacante, irá com ele para fazer testes no Albacete. ;Ele me falou que lá é muito bom. O Evandro gostou muito e acho que eu também vou gostar;, disse o irmão, também revelado pelo Planalto Futebol Clube.
Quem é ele
Nome: Wanderson Queiroz do Nascimento
Apelido: Evandro
Data de nascimento: 29 de janeiro de 1993
Local: Brasília
Posição: atacante revelado por Planalto Futebol Clube
Clube atual: foi aprovado em testes no Albacete, da Espanha, mas negocia com outros times daquele país
Cuidado com o corpo
Assim, correndo solitário sob um forte sol diariamente, o disciplinado Evandro já começou a fazer o que lhe foi pedido. E na semana que vem iniciará também os trabalhos de musculação.
A dedicação aumentará quando ele retornar à Europa. Afinal, Evandro já pensa em voos mais altos. ;Quando eu chegar lá vou ter que me dedicar muito para subir o mais rápido possível para o profissional;, explicou. ;Acho que minha vida já mudou. E agora tem tudo para ser muito melhor, se Deus quiser;, encerrou o garoto do Varjão.