Fred começou a temporada como esperança de sucesso do Fluminense em 2009, mas segue sem previsão de ser utilizado para evitar o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Mesmo assim, já exibe sorrisos e dá até petelecos nos colegas. O atacante, que só deve voltar a jogar em outubro, faz embaixadas enquanto trata a lesão na virilha direita na concentração em Itu.
Na manhã desta quinta-feira, o camisa 9 acompanhou de fora os treinamentos comandados por Cuca no hotel que hospeda a delegação. Bastou o encerramento das atividades para entrar no campo, se juntar a alguns colegas e iniciar uma competição para dar apenas dois toques na bola e trocar passes para mantê-la no alto.
O ex-atleta do Lyon era quem mais gritava, ditando as ordens na brincadeira e tirando sarro. Quem errava, era alvo de petelecos na orelha de todos os participantes. Animado, Fred era sempre o último, disposto a acertar em cheio o local da 'agressão'. Os risos, contudo, ainda demorarão a aparecer novamente nos campos.
No final de julho, o centroavante sofreu uma contusão classificada pelo ex-médico tricolor Michel Simoni como a mais grave que viu em sua carreira. A previsão de retorno era de dois meses, mas poucos no clube crêem que ele volte antes de outubro. Por enquanto, a ordem é apenas fazer fisioterapia, acompanhando o elenco.
Sem seu principal jogador no ataque, Cuca comandou um treino de finalizações com muitos erros de todos os componentes. Kieza, substituto de Fred, participou apenas da atividade de ataque contra defesa, já que sentiu uma dor na virilha direita e pediu para ser poupado dos chutes. "Mas não é nada que preocupa", garantiu.
Mesmo sem os centroavantes, Cuca foi elogiado em seu segundo dia de trabalho no clube das Laranjeiras. "O Cuca vai trabalhar no que mais estamos precisando. Neste momento, cada detalhe é importante, seja no setor defensivo ou ofensivo", enalteceu o meia Fábio Neves.
"O treino de ataque contra defesa foi bom porque a equipe precisa marcar melhor E nas finalizações, foi bom ele ter utilizado todos os jogadores. Na situação em que o Fluminense está, quem fizer gol vai ajudar. Espero que qualquer um nos faça sair com a vitória", comentou Kieza, lembrando que o time é o último colocado do Nacional.