A última etapa da edição 2009 da Golden League não abrigará um novo encontro entre Usain Bolt e Tyson Gay. Na realidade, ambos estarão em Bruxelas, na Bélgica, nesta sexta-feira, porém competirão em provas distintas: o jamaicano tentará confirmar o domínio nos 200 metros rasos, enquanto o norte-americano só tem condições físicas de disputar os 100 m.
Atual campeão mundial e olímpico das duas provas, Bolt alegou já ter participado muito da distância mais curta neste ano, querendo se dedicar à outra disputa no momento. "Já corri muito os 100 m e pouco os 200", disse o astro, que apenas há uma semana marcou 9s81 para bater Asafa Powell em Zurique.
Na Suíça, Gay não esteve presente, e no seu retorno à Golden League ele descartou justamente a competição na qual o jamaicano se inscreveu. Ainda sofrendo com dores na virilha, o ianque alegou que a curva da prova mais longa exige muito de seu corpo. Por causa da lesão, ele já adiantou que se submeterá a uma cirurgia ao fim desta temporada.
Voltando a Bolt, o homem mais veloz do planeta garante que em Bruxelas realizará uma apresentação melhor que aquela de Zurique, quando uma largada ruim quase lhe tirou o título dos 100 metros. "Agora estou melhor fisicamente. Dormi melhor e acho que posso cravar 19s70", afirmou ele, que se cumprir a previsão quebrará o recorde do evento (19s79) imposto exatamente por Gay. No último Campeonato Mundial de Berlim, o jamaicano conquistou o ouro com 19s19.