Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Barça quer segurar Messi e Iniesta até 2016. Puyol pode sair

Atual campeão espanhol e da Copa dos Campeões, o Barcelona sabe da importância de não perder jogadores de seu atual elenco para seguir soberano no continente, principalmente após as recentes contratações do Real Madrid, principal rival no país.

Uma das iniciativas da direção foi garantir a permanência de duas figuras fundamentais na conquista do título europeu: Andrés Iniesta, autor do gol que classificou a equipe nas semifinais da Champions diante do Chelsea, e Lionel Messi, craque da competição e autor de um dos gols na vitória sobre o Manchester United, na decisão.

Segundo a imprensa espanhola, os novos acordos com a dupla já foram alinhavados e, tanto Iniesta quanto o argentino deverão ficar no Camp Nou até 2016. Para convencer os dois a não escutarem eventuais propostas, o Barça ofereceu consideráveis aumentos nos vencimentos e, consequentemente, nas multas rescisórias de cada um.

Messi, por exemplo, voltará a ser o dono do maior salário do elenco, agora na casa dos ; 10 milhões anuais, superando o do sueco Zlatan Ibrahimovic, contratado junto à Internazionale de Milão para receber ; 9,5 milhões por temporada.

Já o zagueiro e capitão Puyol ainda não chegou a um acordo para renovar seu vínculo. O agente do jogador, Ramon Sostres, adiantou que a proposta do Barcelona para um novo vínculo ;é muito boa; e que é o atleta quem está dificultando o acerto.

"A renovação do Puyol está parada. A proposta é boa, mas ele quer analisar outros fatores além do financeiro. Ele quer pensar bem a parte técnica antes de definir seu futuro", comentou Sostres, ao diário catalão Sport.

Segundo o empresário, Puyol estaria incomodado com o fato de o técnico Josep Guardiola tê-lo utilizado em várias posições da defesa na última temporada e, no início do novo ciclo, exigido a contratação de um novo zagueiro: Chygrynsky, que veio do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia.