Até o fechamento desta edição as inscrições não tinham se encerrado, mas, de acordo com Francisco Xavier, diretor técnico das Olimpíadas da Cidade, o número de inscritos já tinha superado os 4 mil do ano passado e estava perto dos 5 mil. A novidade de 2009 é o judô, que entrou no lugar do handebol, em uma política de revezamento de modalidades. Basquete, futsal, vôlei, natação e atletismo continuam na programação. ;O recorde de participação demonstra a solidificação do evento. A cidade abraçou as Olimpíadas da Cidade;, acredita Xavier.
A competição é a única do Distrito Federal que integra todas as cidades-satélites em torno de jogos esportivos. Devido a esse fato, a escolha dos ginásios onde acontecem as partidas obedeceu ao critério da distância e localizam-se próximos das áreas centrais para facilitar a ida tanto dos atletas quanto da torcida.
Na opinião do diretor-técnico do evento, a resposta da população à organização é positiva. ;A competição vem em um crescente a cada ano. Existe uma resposta muito boa da comunidade. Acredito que o bom resultado deve-se ao fato de que esta seja a única competição de integração da cidade;, justificou Xavier. Ainda segundo ele, os que participarem das Olimpíadas da Cidade terão a oportunidade de se aprimorar tecnicamente devido ao alto nível dos atletas que estarão na competição.
Campeões em 2008
; Atletismo
Feminino: Brazlândia
Masculino: São Sebastião
Categoria adaptada feminino: Guará/SIA
Masculino: Santa Maria
; Basquete
Feminino: Recanto das Emas
Masculino: Núcleo
Bandeirante/Park Way
Categoria adaptada: Jardim
Botânico
; Futsal
Feminino: Taguatinga
Masculino: Sobradinho
; Voleibol
Feminino: Taguatinga
Masculino: Sobradinho II
; Handebol
Feminino: Cruzeiro
Masculino: Recanto das Emas
; Natação
Feminino: Taguatinga
Masculino: Taguatinga
Categoria adaptada feminino: Guará/SIA
Masculino: Samambaia