Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Abertura da competição acontece hoje

Cerimônia de abertura da terceira edição da competição acontece hoje, às 19h30, com acendimento da tocha olímpica, desfile das delegações e apresentação de grupo de ginástica acrobática

Pouco mais de um ano depois da última edição, as Olimpíadas da Cidade estão de volta. Para dar início ao terceiro ano da competição, organizada pelo Correio Braziliense com o apoio da Secretaria de Esportes e do GDF, está marcada para hoje, às 19h30, a festividade de abertura no Ginásio Poliesportivo do Cruzeiro.

Durante a cerimônia, a tradicional tocha olímpica será acesa e haverá o desfile das delegações das 30 regiões administrativas do DF que participarão da competição. Além disso, quem estiver no ginásio poderá assistir ao juramento dos atletas e a apresentação de um grupo de ginástica acrobática. Os jogadores do time de basquete do Universo também estarão presentes na cerimônia.

Até o fechamento desta edição as inscrições não tinham se encerrado, mas, de acordo com Francisco Xavier, diretor técnico das Olimpíadas da Cidade, o número de inscritos já tinha superado os 4 mil do ano passado e estava perto dos 5 mil. A novidade de 2009 é o judô, que entrou no lugar do handebol, em uma política de revezamento de modalidades. Basquete, futsal, vôlei, natação e atletismo continuam na programação. ;O recorde de participação demonstra a solidificação do evento. A cidade abraçou as Olimpíadas da Cidade;, acredita Xavier.

A competição é a única do Distrito Federal que integra todas as cidades-satélites em torno de jogos esportivos. Devido a esse fato, a escolha dos ginásios onde acontecem as partidas obedeceu ao critério da distância e localizam-se próximos das áreas centrais para facilitar a ida tanto dos atletas quanto da torcida.

Na opinião do diretor-técnico do evento, a resposta da população à organização é positiva. ;A competição vem em um crescente a cada ano. Existe uma resposta muito boa da comunidade. Acredito que o bom resultado deve-se ao fato de que esta seja a única competição de integração da cidade;, justificou Xavier. Ainda segundo ele, os que participarem das Olimpíadas da Cidade terão a oportunidade de se aprimorar tecnicamente devido ao alto nível dos atletas que estarão na competição.

Campeões em 2008

; Atletismo
Feminino: Brazlândia
Masculino: São Sebastião
Categoria adaptada feminino: Guará/SIA
Masculino: Santa Maria

; Basquete
Feminino: Recanto das Emas
Masculino: Núcleo
Bandeirante/Park Way
Categoria adaptada: Jardim
Botânico

; Futsal
Feminino: Taguatinga
Masculino: Sobradinho

; Voleibol
Feminino: Taguatinga
Masculino: Sobradinho II

; Handebol
Feminino: Cruzeiro
Masculino: Recanto das Emas

; Natação

Feminino: Taguatinga
Masculino: Taguatinga
Categoria adaptada feminino: Guará/SIA
Masculino: Samambaia