A volta por cima de Yelena Isinbayeva após ser derrotada no último Campeonato Mundial de atletismo prosseguiu nesta quarta-feira. Medalhista de ouro olímpica duas vezes no salto com vara, a russa foi eleita a vencedora do Príncipe das Astúrias, principal prêmio esportivo da Espanha.
Curiosamente, Isinbayeva acabou sendo laureada justamente no ano em que viu ruir um domínio de competições importantes que já durava há seis temporadas, tendo perdido o título mundial em Berlim em 18 de agosto para a polonesa Anna Rogowska. Já recuperada da decepção, ela quebrou o recorde mundial do salto com vara pela 27ª vez na carreira na última semana, em Zurique, e foi recompensada nesta quarta por um júri reunido em Oviedo.
Quinta mulher da história a receber o Príncipe das Astúrias, a primeira desde que a ex-tenista alemã Steffi Graf foi lembrada em 1999, a russa bateu concorrentes de peso: os principais deles eram o tenista Roger Federer, atual campeão de Roland Garros e Wimbledon, e o F.C. Barcelona, que na última temporada faturou o triplete com títulos da Copa dos Campeões da Europa, do Campeonato Espanhol e da Copa do Rei.
Além deles, buscavam a conquista o jogador de basquete Pau Gasol, o maratonista Haile Gebrselassie, a nadadora sincronizada Gemma Mengual e a atleta espanhola Marta Dominguez, que terminou na segunda colocação da eleição depois de faturar a prova de 3.000 metros com obstáculos em Berlim.