O meia Paulo Henrique Lima foi convocado na noite desta segunda-feira para a disputa do Mundial sub-20, que será disputado de 24 de setembro até dia 16 de outubro, no Egito. Ganso foi o único jogador do Santos chamado pelo técnico da seleção brasileira, Rogério Lourenço, para a Copa do Mundo da categoria.
Esta será a primeira oportunidade que Paulo Henrique terá de defender a seleção nacional. O camisa 11 do Peixe irá se apresentar à seleção no próximo dia 8, quando se iniciará o período de preparação dos brasileiros para o Mundial, na Granja Comary.
E como Ganso só voltará ao Alvinegro Praiano quando o Mundial acabar, os santistas ficarão pelo menos seis jogos do Brasileirão sem poder contar com o seu futebol. Má notícia para o técnico santista, Vanderlei Luxemburgo, que neste tempo terá que se virar para manter a equipe na briga pelo G4, que garante uma vaga na Taça Libertadores da América do ano que vem.
Diferentemente de outras oportunidades, o Santos nem cogita pedir a liberação do atleta, pois como se trata de uma competição oficial da Fifa, a diretoria acredita que seria praticamente impossível obter êxito no pedido da liberação de Paulo Henrique Lima.
"Essa notícia não esta sendo muito bem digerida. Ele vai ter de participar da preparação e da competição. Então, é um período muito longo", disse o presidente Marcelo Teixeira, em entrevista à Rádio Bandeirantes, resignado com a convocação de um dos principais jogadores de seu clube. Ganso é o vice-artilheiro do time no Campeonato Brasileiro, com sete gols marcados.
Na Copa do Mundo sub-20, o Brasil está no Grupo F do torneio, ao lado de Costa Rica, Austrália e República Tcheca. A estreia acontece no dia 27 de setembro contra a Costa Rica. No dia 30 de setembro, os adversários serão o tchecos, e no dia 3 de outubro, os australianos.