A série de exames a que se submeteu Felipe Massa nesta segunda-feira deu resultados positivos considerados "bem-vindos" pela Ferrari. Isso não significa, porém, que o brasileiro esteja pronto para retornar à Fórmula 1 no Grande Prêmio do Brasil, como gostaria. Na verdade, a equipe deve esperar até 2010 para ter novamente o piloto.
Acidentado gravemente no treino classificatório da Hungria, em 25 de julho, Massa vem se recuperando em um ritmo mais rápido que o esperado, o que acabou comprovado na visita à Unidade de Neurociência do Hospital Jackson Memorial, em Miami, onde realizou testes neuromotores e de impacto e de capacidade cognitiva.
Nesse contexto, a análise do respeitado médico norte-americano Steve Olvey foi boa, conforme informou a Ferrari: "Os resultados foram calorosamente bem-vindos em Maranello". Entretanto, os italianos, cautelosos, não querem apressar a volta do atual vice-campeão mundial. "O time poderá contar com Felipe 100% na próxima temporada".
Após os exames, ficou decidido que será necessária uma cirurgia plástica para reparar a caixa craniana de Massa no ponto em que houve o choque com a mola que se soltou do carro de Rubens Barrichello em Hungaroring. Essa operação deve ser realizada nos próximos dias, e na sequência ele poderá retomar um trabalho gradual de preparação física - tem sido obrigado somente a descansar desde o acidente.
"Feliz", o ferrarista também comentou os testes, vibrando com o fato de poder retornar à academia. "Depois disso, serei capaz também de fazer alguns testes em karts", revelou o brasileiro, sem confirmar, no entanto, se só guiará de novo profissionalmente em 2010. "Vamos dar um passo por vez: agora estou focado em começar minhas atividades físicas, o que já é um bom passo avante".
Provavelmente sem Massa nas últimas cinco etapas do Mundial, a equipe de Maranello anunciará até quinta-feira se mantém o criticado Luca Badoer como substituto. Caso opte por substituir o piloto de testes, Giancarlo Fisichella é apontado favorito para herdar a vaga, sendo que a imprensa italiana especula Robert Kubica e Fernando Alonso como outras opções.