A semelhança com o ;nosso; futebol fica apenas no nome. Nem redonda a bola é. O esporte é praticado essencialmente com as mãos e os chutes, quando realizados, têm que passar por cima da trave. O sucesso vem por meio da força, resistência, velocidade e estratégia. Para quem quiser conferir de perto como é que se joga o futebol americano, oportunidades não vão faltar neste feriado de 7 de setembro. Brasília vai sediar o III Torneio Capital entre os dias 5 e 7, no Estádio da Metropolitana, no Núcleo Bandeirante. Quatro equipes se enfrentam em turno único, e fica com o título o time que conseguir o maior número de vitórias.
O primeiro embate entre eles foi em junho de 2006, na capital mato-grossense. Pela primeira vez na história seria realizado um jogo interestadual no Brasil. O trajeto de ônibus durou 20 horas e, logo na chegada à rodoviária, foram contabilizados os primeiros desfalques. Dois integrantes do time tiveram as bagagens roubadas no desembarque. Não entraram em campo e o elenco já reduzido, com 18 atletas, ficou ainda menor. O jogo nem chegou ao fim. ;Tivemos que parar no terceiro período. Não tínhamos jogadores suficientes e eles (Arsenal) foram declarados vitoriosos por 30 x 8;, lembra Sunshine.
Narração de peso
Para os que já são fãs do esporte nacional dos Estados Unidos, aí vai um tremendo atrativo: todos os jogos do III Torneio Capital serão narrados por André José Adler, conhecido entre os espectadores de futebol americano por ter sido a voz oficial das transmissões do canal de esportes ESPN Internacional, entre 1992 e 2006. De volta ao Brasil, ele está empenhado a popularizar a modalidade. ;A narração explica muito do jogo e facilita a compreensão por quem ainda não é familiarizado;, comenta Adler.
Tempo de jogo
Uma partida dura uma hora, dividida em quatro períodos de 15 minutos. Entretanto, os jogos duram, em média, quatro horas, porque o cronômetro para ao fim de quase todas as jogadas. Os times têm direito a três tempos técnicos nos dois primeiros períodos e outros três na última metade.
Investindo na base
Além dos marmanjos, os Tubarões também apostam na formação de craques para o futuro. Eles organizam uma escolinha de futebol americano, em que ensinam os fundamentos básicos do esporte e desenvolvem técnica e agilidade. O grupo é formado por vinte adolescentes entre 13 e 18 anos.
[SAIBAMAIS]
Torneio Touchdown
Este ano será realizado o primeiro campeonato de futebol americano em nível nacional. O Torneio Touchdown reúne oito equipes, divididas em três divisões. Os integrantes de cada divisão se enfrentam em turno e returno, classificando-se para as semifinais os campeões de cada grupo e o melhor segundo colocado. O playoff está marcado para a última semana de novembro, em São Paulo. Como Tubarões e Arsenal fazem parte da mesma chave e já vão se enfrentar pelo Torneio Capital, a partida valerá também para o campeonato nacional. A decisão foi tomada para poupar os mato-grossenses de duas viagens para Brasília.