Convocado pela primeira vez para defender Portugal na última quarta, Liedson será muito bem recebido pelos novos companheiros. Quem garante é o meia Deco, que, a exemplo do atacante, optou por se naturalizar português após não receber chances de defender a seleção brasileira.
"Liedson está passando por uma situação que eu já vivi. É natural que esteja um pouco ansioso. Ele conhece alguns jogadores da seleção mas não todos. Vai ser bem recebido. Tem condições para marcar gols e para nos ajudar", acredita o jogador do Chelsea.
Deco estreou por Portugal em março de 2003, enfrentando justamente o Brasil em amistoso. Em agosto de 2007, foi a vez de o zagueiro alagoano Pepe ser chamado pelo técnico Luiz Felipe Scolari. Liedson, assim, é o terceiro a trocar a ex-colônia pela ex-metrópole nesta década.
Sob o comando de Carlos Queiroz, o artilheiro do Sporting já terá duas pedreiras pela frente logo em suas primeiras aparições com a camisa lusitana. Com a vaga na Copa do Mundo de 2010 muito ameaçada, Portugal visita a Dinamarca no próximo sábado e recebe a Hungria quatro dias depois.
"Nesta altura não há muito o que dizer. Só dependemos da gente e temos a obrigação de vencer estes dois jogos", resumiu Deco. Portugal soma nove pontos e aparece apenas na terceira posição do grupo 1 das Eliminatórias europeias. A Dinamarca lidera com 16, seguida pela Hungria, com 13. O Só o primeiro de cada chave garante vaga direta no Mundial da África do Sul.