O pesado ( 100kg) Daniel Hernandes perdeu a decisão da medalha de bronze do Mundial da Holanda na manhã deste domingo. Com a derrota por ippon diante do lituano Marius Paskevicius, o time brasileiro volta da competição sem medalhas pela primeira vez desde Munique-2001.
Ao lado de Denílson Lorenço, Hernandes é o judoca que há mais tempo serve a seleção brasileira. No Rio de Janeiro-2007, ele perdeu seu lugar para o jovem João Gabriel Schlittler, mas recuperou o posto. Pela quinta vez na longa carreira, o judoca de 30 anos perdeu a decisão do bronze no Mundial.
Ouro no Grand Slam do Rio de Janeiro, Hernandes estreou na Holanda com vitória por imobilização sobre o grego Vassileos Iliadis. Em seguida, superou o sul-coreano Soo-Whan Kim por ippon. Na sequência, chegou a ter um yuko de vantagem sobre Abdullo Tangriev, mas levou um ippon do vice-campeão-olímpico.
Na repescagem, Hernandes venceu o mongol Gankhuyag Dorjpalam por ippon e foi o único membro do time masculino brasileiro a lutar por medalha. Com seu quinto lugar, ele superou favoritos como o médio (-90kg) Thiago Camilo, o leve (-73kg) Leandro Guilheiro e o meio-pesado (-100kg) Luciano Corrêa.
Desta forma, o desempenho da equipe feminina foi superior, já que a ligeiro (-48kg) Sarah Menezes e a leve (-58kg) Rafaela Silva também chegaram a lutar pela medalha de bronze na melhor participação das brasileiras desde 2003, quando Edinanci Silva ficou no terceiro lugar no Japão.