Depois de não pontuar nas primeiras 10 provas desta temporada, Nelsinho Piquet foi demitido pela Renault e substituído pelo franco-suíço Romain Grosjean a partir do Grande Prêmio da Europa. Na manhã deste domingo, o brasileiro provocou o sucessor após a etapa belga da Fórmula 1.
Ainda na primeira volta em Spa-Francorchamps, o jovem europeu aparentemente tocou na Brawn GP de Jenson Button e provocou um acidente que ainda vitimou o inglês Lewis Hamilton, da McLaren, e o espanhol Jaime Alguersuari, da Toro Rosso. Os quatro pilotos deixaram a corrida.
Nelsinho Piquet acompanhava o Grande Prêmio da Bélgica e não perdeu a chance de ironizar seu rival através do twitter. "Boa Grosjean", escreveu o piloto, que estreou na Fórmula 1 na temporada de 2008 e deixou a Renault atirando contra o italiano Flavio Briatore, chefe da equipe francesa.
O Grande Prêmio da Bélgica foi vencido pelo finlandês Kimi Raikkonen, da Ferrari, que quebrou um jejum de mais de um ano sem ganhar e deu à escuderia italiana seu primeiro triunfo na temporada. O italiano Giancarlo Fisichella, da Force India, e o alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, completaram o pódio.
A corrida tinha boas perspectivas para o brasileiro Rubens Barrichello. Quarto colocado no grid e com seus rivais na briga pelo título longe, o veterano ficou na largada e caiu para o último lugar. Em uma corrida de recuperação, ele encerrou a prova no sétimo posto e ainda precisou enfrentar um problema no motor nas voltas finais.