O Atlético-MG recebe o Sport neste domingo na esperança de voltar a se aproximar dos líderes do Campeonato Brasileiro. Depois de passar a maior parte da competição no G-4, a equipe mineira está na sexta posição, com 33 pontos. Do outro lado, o time pernambucano vem em situação muito delicada, na vice-lanterna, com 16 pontos.
Há quatro jogos sem vencer, o Galo está em alerta. Teoricamente, pode parecer interessante jogar em casa contra uma equipe que está mal no campeonato. Porém, neste momento, os atletas têm consciência de que é preciso mostrar empenho e seriedade em campo.
"As equipes que estão brigando para não cair jogam como se fosse o último jogo, principalmente quando jogam fora de casa. É mais um adversário difícil, já estamos esperando por isso e a gente sabe que o Brasileiro é assim. Mas a gente tem que fazer a nossa obrigação e voltar a vencer", afirmou o atacante Diego Tardelli.
Na quarta-feira, o técnico Celso Roth escalou um time de reservas contra o Goiás, pela Copa Sul-americana. Nem assim conseguiu evitar os problemas físicos da equipe durante a semana. O volante Jonílson foi vetado com edema muscular na coxa esquerda, e o atacante Éder Luís sentiu dores e são dúvidas para a partida.
O Sport tem ainda mais desfalques. O lateral Élder Granja, o volante Renan, o meia Fabiano e o atacante Eduardo não podem jogar por causa de um acordo com o Atlético-MG, onde jogavam antes. Ainda tentando encontrar a escalação ideal, o técnico Péricles Chamusca se irritou.
"Isso não pode mais acontecer no futebol, mas infelizmente existe isso no Brasil. Seria importante contar com os jogadores nesse momento de reestruturação, mas não podemos lamentar muito por isso, pois essa situação de perder atletas acontece muito em uma competição como o Brasileirão. O que temos que fazer é utilizar o nosso grupo, preparando-o e o qualificando mais", queixou-se o treinador.
A equipe viajou para Belo Horizonte com uma dúvida que deixa indefinido o esquema tático. Caso opte pelo 3-5-2, Chamusca escala o zagueiro Juliano. A outra opção é o 4-4-2, com o volante Sandro Goiano.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG X SPORT
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 30 de agosto de 2009, domingo
Horário: 16 horas (em Brasília)
Árbitro: Paulo César de Oliveira (Fifa-SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho van Gasse e Nilson de Souza Monção (ambos de SP)
ATLÉTICO-MG: Bruno; Welton Felipe, Alex Bruno e Thiago Cardoso (Werley); Felipe (Paulinho), Renan, Carlos Alberto, Evandro e Thiago Feltri; Éder Luís (Rentería) e Diego Tardelli
Técnico: Celso Roth
SPORT: Magrão; Igor, Juliano (Sandro Goiano) e Durval; Moacir, Andrade, Hamilton, Luciano Henrique e Dutra; Wilson e Arce
Técnico: Péricles Chamusca