Vitória e Cruzeiro se enfrentam neste domingo, em Salvador, em briga direta por posições no meio da tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. As duas equipes têm campanhas idênticas: 28 pontos, com oito vitórias, cinco empates e nove derrotas. A vantagem rubro-negra é no saldo de gols: o time baiano tem três negativos, enquanto a dívida mineira é de seis gols.
Os números são semelhantes, mas as trajetórias são opostas. Há dez rodadas, o Vitória estava no G-4 e o Cruzeiro, na zona de rebaixamento. A queda no desempenho rubro-negro veio por causa do desgaste físico do time, que tem poucas peças de reposição. No Cruzeiro, o fim da Copa Libertadores permitiu que o time concentrasse seu foco no Brasileirão.
O técnico Vagner Mancini espera tirar proveito da participação num torneio continental para recuperar o Leão no Brasileiro. Na última terça-feira, o time eliminou o Coritiba nos pênaltis e avançou à fase internacional da Copa Sul-americana.
"Sabíamos que era importante levar essa vaga porque começamos bem na Série A, mas demos uma oscilada. Chegar à segunda fase da Sul-americana dá um novo gás e espero que o time retome a sequência de vitórias", avaliou o treinador.
Mas não está fácil escalar o Vitória. O lateral Apodi e o meia Leandro Domingues têm vínculo com o Cruzeiro e, por cláusula no contrato de empréstimo, não podem atuar neste domingo. São dúvidas o lateral Leandro e o volante Uelliton, que não estão na forma ideal.
O Cruzeiro também tem desfalques. Depois do empate de quinta-feira contra o Botafogo, voltaram para Belo Horizonte os volantes Marquinhos Paraná e Elicarlos, suspensos, e o atacante Kléber, com uma pubalgia. Wellington Paulista, que teve um acidente doméstico, é dúvida. O reforço pode ser o volante Fabinho, recuperado de virose.
O zagueiro Leonardo Silva era titular do Vitória e, além de conhecer bem o Barradão, vem acompanhando a campanha de seu ex-clube. Por isto, compreende o momento da equipe baiana e sabe que o adversário estará bastante empenhado em campo.
"É um jogo extremamente difícil. A equipe deles também está numa situação delicada, querendo melhorar na tabela, mas a equipe do Cruzeiro vai com o intuito de vencer, de buscar os três pontos", analisou o capitão cruzeirense.
Ficha técnica
Vitória x Cruzeiro
Local: Barradão, em Salvador (BA)
Data: 30 de agosto de 2009, domingo
Horário: 18h30 (em Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (Fifa-RJ)
Assistentes: Jackson Massara dos Santos e Vinícius Vitória do Nascimento (ambos do RJ)
CRUZEIRO: Fábio; Jancarlos, Gil, Leonardo Silva e Diego Renan; Fabrício, Fabinho, Henrique e Gilberto; Thiago Ribeiro e Wellington Paulista (Guerrón)
Técnico: Adilson Batista
VITÓRIA: Gléguer; Nino Paraíba, Wallace, Anderson Martins e Leandro (Robinho); Vanderson, Magal (Uelliton), Ramon e Jackson; Neto Berola e Roger
Técnico: Vagner Mancini