Milão (Itália) ; Um dos clássicos mais tradicionais do mundo, a partida entre Milan e Internazionale sempre tem como prerrogativa o equilíbrio. No entanto, neste sábado, o panorama foi diferente. Com ampla superioridade, a Inter não tomou conhecimento e atropelou os rivais por 4 x 0, em jogo marcado pelo belo desempenho dos jogadores contratados nesta temporada.
O brasiliense Lúcio, ex-Bayern, mostrou segurança na defesa. Thiago Motta ganhou liberdade para subir ao ataque e marcou o primeiro gol nerazzurri. Seu companheiro também nos tempos de Genoa, Diego Milito anotou o segundo tento, convertendo pênalti sofrido por Samuel Eto;o, e deu passe para o brasileiro Maicon, único que já pertencia à Internazionale, fazer o terceiro.
Proveniente do Real Madrid, o meio-campista holandês Wesley Sneijder também jogou muito bem em sua estreia na Inter, vestindo a camisa 10.
O jogo
Sneijder logo sinalizou que começaria sua jornada nos nerazzurri com o pé direito. No primeiro lance de perigo da partida, aos seis minutos, o camisa 10 arriscou uma bomba de fora da área para boa defesa de Storari.
Pouco depois, o Milan respondeu em duas investidas pela esquerda. Na primeira delas, Flamini desceu bem pela borda da área, mas pegou errado e Júlio César defendeu sem dificuldade. Depois, Pato roubou a bola de Samuel, girou e bateu, mas o zagueiro argentino travou o chute e afastou.
Em nova arrancada pela esquerda, Pato deixou Lúcio para trás e rolou para Ronaldinho na área, mas, pressionado, o camisa 80 bateu de primeira, errado, por cima do gol, e levantou reclamando muito de um pênalti que teria sido cometido por Stankovic no lance.[SAIBAMAIS]
A Inter se recuperou no jogo e abriu o placar aos 28 minutos, em brilhante troca de passes entre três reforços contratados para esta temporada. Sneijder passou para Milito, que achou seu ex-companheiro de Genoa Thiago Motta invadindo a área livre de marcação e tocou para o volante, que terminou na jogada com categoria, batendo no ângulo.
Animados e diante de um Milan totalmente desestabilizado no jogo, os nerazzurri ampliaram logo em seguida, aos 35, em uma rápida jogada de contra-ataque. Maicon fez um lançamento longo, Eto;o partiu em velocidade e invadiu a área pela direita, mas foi derrubado abruscamente por Gattuso, que recebeu cartão amarelo. Pênalti que Milito bateu forte, no alto, sem chances para o goleiro milanês.
O prejuízo para o Milan ficou muito maior três minutos depois. Enquanto o reserva Seedorf demorava para colocar as chuteiras, justamente para entrar no lugar de Gattuso, o camisa 8 entrou de forma violenta em Sneijder, sendo expulso de campo.
Com um a mais, a Inter não demorou a fazer o terceiro gol, que saiu antes mesmo do apito para o intervalo. Maicon arrancou em grande estilo pela direita, tabelou com Milito, invadiu a área e bateu cruzado para liquidar o jogo.
Segundo tempo
Preocupado com o embalo da Inter e com a ausência de um volante marcador após a expulsão de Gattuso, o técnico Leonardo optou por fazer duas substituições. Tirou o atacante Borriello e o meio-campista Flamini para a entrada de Seedorf e Ambrosini, isolando Pato à frente e deixando clara sua preocupação em não tomar mais gols.
Aos 22 minutos, veio o quarto gol. Da ponta esquerda, Muntari fez um passe longo para trás buscando Stankovic. O meia recebeu já ajeitando para a perna direita, de onde saiu uma bomba que foi morrer no ângulo de Storari.
A brilhante vitória da equipe de José Mourinho quase iguala a maior goleada aplicada pela Inter no dérbi de Milão. Em 1910, os nerazzurri aplicaram 5 x 0 nos rivais, enquanto o resultado de 4 a 0 só foi conseguido mais uma vez, em 1967.
Na próxima rodada, a embalada Inter recebe o Palermo, enquanto o Milan visita o Livorno no Armando Picchi.