Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Clássico milanês é o destaque da rodada no Italiano

Candidatos naturais à conquista do scudetto da temporada, Milan e Internazionale farão o principal jogo da segunda rodada do Campeonato Italiano neste sábado, às 15h45 (de Brasília), no estádio San Siro, casa utilizada por ambos os rivais na competição.

O encontro, que terá transmissão ao vivo da TV Gazeta, em parceria com o Esporte Interativo, colocará frente a frente uma verdadeira legião de jogadores brasileiros. Pelo Milan, Alexandre Pato, Ronaldinho Gaúcho e Thiago Silva, além do técnico Leonardo, tentarão levar a equipe à segunda vitória na competição.

A Inter de Milão, por sua vez, tem a base da defesa da seleção de Dunga - Júlio César, Maicon e Lúcio -, além de Thiago Motta no meio-campo. E é esse ;tempero; brasileiro no clássico milanês que está esquentando os bastidores do duelo.

"Vencemos os quatro últimos campeonatos e temos o time mais forte hoje. A história mostra isso", afirmou o goleiro Júlio César, embasado pelas últimas conquistas da Inter e pelas duas vitórias sobre o rival em amistosos disputados na pré-temporada (um deles em torneio com jogos de apenas 45 minutos de duração, a Copa TIM).

A confiança do camisa 1 da Inter, que apenas empatou com o Bari na abertura da competição, causou reação imediata no responsável pelos gols do Milan. "Fomos dados como mortos, mas não é bem assim. Temos um time forte e mostraremos isso no clássico", avisou Alexandre Pato, lembrando que o time segue com alto nível técnico mesmo após a venda de Kaká para o Real Madrid.

"A Inter é muito forte, ganhou o scudetto e tem mostrado grande qualidade, mas nós não somos inferiores", completou o ex-atacante do Colorado, autor dos dois gols da vitória por 2 a 1 sobre o Siena, na partida de estreia da equipe no Calcio.

O zagueiro Thiago Silva, herdeiro de Maldini na defesa rossonera, salientou que um resultado positivo diante da Inter aumentará a confiança do Milan na luta contra a hegemonia de quatro anos da rival na competição. "Uma vitória sobre o maior rival deixa a torcida alegre e motiva ainda mais o grupo de jogadores. Mais do que os três pontos, a moral que ganharemos será fundamental para este início de temporada", pregou.

A já constatada força da Inter poderá ganhar um atrativo extra neste clássico. O time de José Mourinho tem chances de promover a estreia do meio-campista holandês Wesley Sneijder, contratado junto ao Real Madrid após uma longa novela. O duelo entre Samuel Eto;o e Ronaldinho Gaúcho, ex-companheiros de Barcelona, também promete chamar a atenção no San Siro .

Além do tradicional clássico entre as equipes de Milão, a segunda rodada do Campeonato Italiano reserva outro duelo de alto nível para os torcedores. Domingo, na capital italiana, a Juventus, de Felipe Melo, Amauri e Diego, testará a força da Roma, também recheada de brasileiros, dentre eles Juan, que deverá retornar à defesa titular após desfalcar a equipe de Luciano Spalletti por mais de um mês.

Os duelos entre Atalanta x Genoa e Fiorentina x Palemo também merecem destaque. Vitoriosos na estreia, o Genoa, que perdeu seus dois principais jogadores, Thiago Mota e Diego Milito, para a Inter de Milão, e o Palermo, do goleiro Rubinho, tentarão manter 100% de aproveitamento. A Fiorentina, empolgada com a classificação à fase de grupos da Copa dos Campeões, promete aproveitar o fator casa para estragar a festa do Palermo.

Confira os jogos da segunda rodada do Campeonato Italiano:

Sábado:
Bari x Bologna
Milan x Internazionale de Milão

Domingo:

Roma x Juventus
Cagliari x Siena
Chievo x Lazio
Sampdoria x Udinese
Napoli x Livorno
Parma x Catania
Fiorentina x Palermo
Atalanta x Genoa