A sensação vivida por Sarah Menezes nesta quarta-feira no Campeonato Mundial de judô se repetiu com Rafaela Silva um dia depois. Na manhã desta quinta, a atleta de apenas 17 anos também ficou na quinta colocação do peso leve (até 57 quilos), fazendo as mulheres brasileiras seguirem em jejum de medalhas em competições desse porte.
Com as derrotas de Menezes e Silva na rodada final da repescagem em suas respectivas categorias, o último pódio conquistado pela seleção nacional feminina de judô em Mundiais continua sendo o de Edinanci Silva, bronze em Osaka-2003.
Oitava colocada do ranking de seu peso neste ano, Rafaela parecia perto de quebrar o tabu na início da luta contra Kifayat Gasimova, do Azerbaijão, tomando a iniciativa. Porém, a brasileira acabou surpreendida e, quando faltavam três minutos para o fim do tempo regulamentar, sofreu uma 'varrida', sendo projetada ao chão e concedendo a terceira colocação à rival por um ippon (golpe perfeito).
Sem o bronze, a jovem perdeu a chance também de abrir o quadro de medalhas do Brasil no evento holandês. Antes dela, mais cedo nesta quinta Leandro Guilheiro, dono de dois pódios olímpicos, havia caído precocemente na categoria leve masculina (até 73 kg).