Com o apoio da torcida, a Fiorentina sofreu, mas avançou à fase de grupos da Liga dos Campeões ao empatar por 1 x 1 com o Sporting nesta quarta-feira, no Artemio Franchi. No jogo de ida, os dois times ficaram no 2 x 2, em Lisboa.
Convocado pela primeira vez para defender a seleção portuguesa nesta quarta, o atacante Liedson teve boa participação no duelo e até um gol anulado (estava impedido). Porém, quem balançou as redes para os Leões foi João Moutinho, em bela cobrança de falta aos 34 minutos de jogo.
Os portugueses seguraram o placar que lhe garantiam a classificação apenas até os nove da etapa complementar, quando Jovetic dominou a bola na esquerda, driblou o lateral Pedro Silva, ex-Corinthians e Santos, e chutou de pé direito para marcar o gol da classificação da equipe violeta.
Enquanto Sporting e Fiorentina confirmaram as expectativas e fizeram um jogo tenso, o Arsenal não teve trabalho para bater o Celtic por 3 x 1 no Emirates Stadium e confirmar sua vaga na próxima fase (o time londrino já havia vencido o jogo de ida por 2 a 0, na Escócia).
Aos 28 minutos, o brasileiro naturalizado croata Eduardo da Silva converteu pênalti sofrido por ele mesmo e abriu o placar. Já aos oito da etapa final, Diaby recebeu lindo passe de calcanhar de Bendtner e cruzou para Eboué ampliar.
Vinte minutos depois, o brasileiro Denílson achou Wilshere, que rolou para Arshavin se livrar da defesa com um giro e acertar o canto, marcando um belo gol. Nos acréscimos, Donati desviou cruzamento de primeira e fez o de honra para os visitantes.
Chipre de novo:
Pela segunda temporada consecutiva, o Chipre terá um representante na fase de grupos do nobre interclubes europeu. Depois do Anarthosis Famagusta, que chegou a empatar com a poderosa Internazionale na última edição, agora é o Apoel Nicosia será candidato à surpresa.
Após ser derrotado por 1 x 0 no jogo de ida, na Dinamarca, a equipe cipriota inverteu a vantagem do Copenhagen e se classificou com um triunfo por 3 x 1 diante de sua torcida nesta quarta. Chrysis Michael, com dois gols, um deles de pênalti, foi o herói da inédita classificação.
Nos demais jogos, nenhuma surpresa. Em casa, o Olympiakos bateu o Sheriff, da Moldávia, por 1 x 0 e avançou na competição europeia assim como o Stuttgart, que empatou sem gols com o Timisoara, da Romênia. Gregos e alemães já haviam aberto vantagem na ida, longe de casa.
Confira os resultados desta quarta-feira:
Fiorentina-ITA* 1 x 1 Sporting Lisboa-POR
Arsenal-ING* 3 x 1 Celtic-ESC
Olympiakos-GRE* 1 x 0 Sheriff-MOL
Apoel-CHP* 3 x 1 Copenhagen-DIN
Stuttgart-ALE* 0 x 0 Timisoara-ROM
* classificados à fase de grupos