Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Fla-Flu da crise define vaga nas oitavas de final

O clássico ;internacional; entre Flamengo e Fluminense, que será realizado na noite de quarta-feira, às 21h50 (de Brasília), no Maracanã, está longe de reeditar a história de conquistas dos dois times. Vale a vaga na segunda fase da Copa Sul-americana, competição que vem sendo ignorada pela maioria dos representantes brasileiros. Porém, os arquirrivais nem pensam na possibilidade de perder, pois o eliminado vai mergulhar ainda mais na crise, que está instalada tanto na Gávea, quanto nas Laranjeiras.

O Flamengo perdeu seus três últimos compromissos no Campeonato Brasileiro, sendo dois de goleada, 4 x 1 para o Grêmio e 3 x 0 para o Avaí, o mais recente. Despencou para o 14; lugar na tabela de classificação, com 27 pontos, e o trabalho do técnico Andrade começa a ser bem questionado. Uma eliminação pode gerar a sua queda. Pior ainda se encontra o Fluminense, que vem de empate sem gols com o Barueri e segura a lanterna do Brasileirão com 15 pontos e cerca de 90% de chances de ser rebaixado. O técnico Renato Gaúcho, portanto, é outro ameaçado.

Se a situação do Fluminense no Campeonato Brasileiro é mais delicada que a do Flamengo, o quadro se inverte na Copa Sul-americana. Isso porque, no duelo de ida, com mando de campo tricolor, houve empate sem gols. Com isso, qualquer igualdade a partir de 1 x 1 dá a vaga ao time das Laranjeiras, pois os tentos marcados como visitante valem para critério de desempate. Novo 0 x 0 forçará a disputa de pênaltis e quem ganhar se classifica para enfrentar na etapa seguinte o vencedor do encontro entre Alianza Atlético-PER e Deportivo Anzoátegui-VEN, que fazem o jogo de volta em 15 de setembro. Na ida, empate sem gols no Peru.

A má fase das duas equipes no Campeonato Brasileiro parece ser deixada de lado pelos dois treinadores, que reconhecem que a classificação na Copa Sul-americana pode ser um estímulo. "O Flamengo sempre tem que entrar em campo pensando em vencer seus jogos e decidir títulos. Independentemente do que acontecer no Brasileiro, também estamos de olho no título da Copa Sul-Americana. Tanto que escalamos o que tínhamos de melhor na partida de ida e repetiremos a dose agora", disse Andrade.

Renato Gaúcho, que outrora criticava o fato de ter que jogar o torneio continental, agora aposta as fichas na classificação. A torcida vem pedindo que o time se empenhe para avançar no torneio. "O Fluminense vai em busca de uma classificação, que sempre é bem-vinda. Principalmente porque vamos enfrentar um rival tradicional e ninguém gosta de ser eliminado nessas condições", afirmou Renato.

Para este compromisso, atendendo a um apelo da diretoria, pressionada pela torcida, o comandante tricolor, ao contrário do que fez na partida de ida, vai escalar o que tem de melhor. O esquema com três atacantes, usado contra o Barueri, está mantido.

No Flamengo, Andrade também vai escalar o que tem de melhor, mas a força máxima está comprometida pelo excesso de desfalques. Estão fora os laterais direitos Leonardo Moura e Everton Silva, o lateral esquerdo Juan e os meias Toró e Kléberson, todos vetados pelo departamento médico. Em compensação ele terá o retorno dos zagueiros David e Aírton, que cumpriram suspensão diante do Avaí, pelo Campeonato Brasileiro, do meia Petkovic e do atacante Emerson, recuperados de lesões musculares. Sem um lateral específico pelo lado direito, Andrade deverá improvisar o volante Willians, com Aírton atuando no meio.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO X FLUMINENSE

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 26 de agosto de 2009, quarta-feira
Hotário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Carlos Chandía (Chile)
Assistentes: Lorenzo Acuña e Cristian Julio (ambos do Chile)

FLAMENGO: Bruno; David, Fabrício e Ronaldo Angelim; Willians, Lenon, Aírton, Petkovic e Éverton; Emerson e Adriano
Técnico: Andrade

FLUMINENSE: Rafael; Ruy, Cássio, Luiz Alberto e João Paulo; Fabinho, Diguinho e Darío Conca; Maicon, Kieza e Roni
Técnico: Renato Gaúcho