O técnico Pintado e os jogadores da Ponte Preta passaram a semana mostrando confiança quanto ao acesso da equipe na Série B do Campeonato Brasileiro, mas, nesta terça-feira, o time acabou surpreendido por um sério candidato ao rebaixamento. Dentro de casa, o vice-lanterna ABC-RN teve mais volume de jogo e frustrou o início de Segundo Turno da Macaca ao vencer por 2 x 1.
[SAIBAMAIS]
O resultado, no entanto, não dá sequer uma posição a mais na classificação ao alvinegro potiguar: com 18 pontos em 20 jogos, continua ocupando a 19ª colocação, na zona de rebaixamento. Já a Macaca quebra série de quatro jogos sem derrota, permanecendo com 30 pontos, ainda afastada da zona de acesso.
Na próxima rodada, a Macaca tenta a reação contra o Paraná, às 16h10 (de Brasília) do sábado, no Moisés Lucarelli, em Campinas. Já o ABC vai a Florianópolis enfrentar o Figueirense, às 21 horas da sexta-feira, no Estádio Orlando Scarpelli.
O jogo
Muita correria, muitas finalizações e grandes chances desperdiçadas marcaram o primeiro no Castelão. A partida teve o ritmo ditado pela chuva: teve início veloz, mas o grande volume d'água que atingiu a capital potiguar deixou mais difíceis as jogadas no encharcado gramado, mesmo com a boa drenagem do Frasqueirão.
Em duas oportunidades, o time da casa quase abriu o placar com bolas cruzadas rasteiras na área. Quando as poças d'água não atrapalharam, faltou velocidade aos atacantes para completar. Aos 30 minutos, Bosco invadiu a área depois de driblar dois ponte-pretanos, mas parou na saída de Giovanni. Jogada muito similar aconteceu logo na sequência, com Evando, que parou nas mãos de Raniere.
Aos 36 minutos, Jean Carioca tabelou rápido com Evando e bateu forte, assustando a torcida do ABC. A Macaca voltou assustando também no segundo tempo: logo aos 2 minutos, Jean Carioca bateu de fora da área e obrigou Raniere a fazer grande defesa. Mas foi o anfitrião que conseguiu transformar as boas investidas em gol.
Aos 19 minutos, Junior Negão aproveitou cruzamento rasteiro da direita para se adiantar ao goleiro Giovanni e, com um toque, tirar a bola do alcance do arqueiro antes de completar de cabeça para o gol, abrindo o placar. A Ponte Preta não desistiu e chegou ao empate aos 27, quando William Favoni completou cruzamento de Fabiano Gadelha de cabeça.
O anfitrião, no entanto, não se abalou. Seguiu pressionando em voltou a dominar o marcador aos 32 minutos: Bosco cobrou falta na área e Audálio cabeceou para marcar. Nos minutos finais, a Ponte Preta tentou nova reação, mas parou na forte marcação imposta pela defesa do ABC, sob o pesado gramado do Frasqueirão.