Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Vasco vence Brasiliense e mantém liderança da Série B

O Vasco manteve a liderança do Campeonato Brasileiro da série B ao derrotar o Brasiliense por 1 x 0 em partida disputada na noite desta terça-feira, na Boca do Jacaré, pela primeira rodada do segundo turno. Com o resultado, o time de São Januário chegou aos 42 pontos ganhos e igualou a campanha do Corinthians na competição do ano passado. O Brasiliense permaneceu com 27 pontos.
[SAIBAMAIS]
O resultado foi justo apesar de o time dirigido por Dorival Júnior não ter feito uma grande partida. A equipe carioca esteve melhor no primeiro tempo, mas logo no início da etapa final perdeu Aloísio, que se chocou com um zagueiro e ficou desacordado, e Carlos Alberto que foi atingido por uma pancada no tornozelo. O Brasiliense mostrou muita disposição e chegou a abusar das entradas violentas, mas revelou pouca capacidade ofensiva.

Na próxima rodada o Vasco vai enfrentar o Ceará em São Januário. Já o Brasiliense vai à Campina Grande para encarar o Campinense.


O jogo

Apoiado pela grande torcida presente à Boca do Jacaré, o Vasco começou a partida pressionando. E logo no primeiro minuto, Aloísio arrancou da intermediária, driblou dois zagueiros e entregou para Carlos Alberto que, da entrada da área, bateu de esquerda para boa defesa do goleiro Guto.

E o time carioca marcou o primeiro gol aos cinco minutos. Ramon cobrou falta de longa distância, ninguém alcançou a bola e o goleiro acabou sendo traído pelo movimento de Carlos Alberto que saltou na frente do goleiro. O péssimo estado do gramado dificultava a ação das duas equipes já que os jogadores encontravam dificuldade para dominar a bola e acertar os passes.

Mesmo com a vantagem, o Vasco não reduziu a pressão. Seus atacantes marcavam a saída de bola da defesa do Brasiliense e não deixavam que o time do Distrito Federal organizasse suas jogadas. Aos 20 minutos, o volante Didão entrou com violência sobre Carlos Alberto, mas o árbitro Héber Roberto Lopes não mostrou o cartão amarelo para o jogador candango.

O Brasiliense só começou a se organizar por volta dos 20 minutos. Aos 24, o goleiro Fernando Prass teve que deixar o gol para impedir que Gustavo chegasse primeiro no lançamento. No minuto seguinte foi a vez de Anderson finalizar para boa defesa do arqueiro vascaíno. Os dois lances acordaram o Vasco, que voltou a imprimir mais velocidade às jogadas de ataque. Aos 26, Aloísio fez boa jogada e tocou para Fagner que se atrapalhou e acabou colocando a bola nas mãos de Guto.

O Brasiliense estava mais vivo na partida e aos 30 minutos Edinho cruzou da esquerda e Gustavo cabeceou firme para boa defesa do goleiro da equipe carioca. Os dois times se alternavam no ataque. Aos 36, Aloísio exigiu ótima defesa de Guto que voltou a aparecer bem em cobrança de falta de Fagner.

O Brasiliense começou o segundo tempo no ataque. Aos dois minutos, o atacante Aloísio se chocou com um jogador do Brasiliense e caiu desacordado, provocando a entrada de uma ambulância para retirá-lo do estádio para ser atendido em um hospital da capital federal.

O Jacaré continuava melhor e aos 13 minutos, depois de boa jogada de Edinho, o atacante Gustavo cabeceou com perigo e Fernando Prass fez ótima defesa. No minuto seguinte, Edinho entrou na área e foi derrubado por Gian, mas o árbitro não marcou o pênalti e ainda deu cartão ao jogador do Brasiliense por simulação. Aos 15 minutos, o meia Carlos Alberto que vinha sendo caçado pela defesa do Brasiliense, foi atingido no tornozelo e acabou tendo que deixar a partida, sendo substituído por Rodrigo Pimpão.

A partida ficou truncada com muitos erros de passes e faltas. Os dois times só atacavam pela esquerda. O Vasco com Ramon e o Brasiliense com Edinho que dava muito trabalho à defesa carioca.

Aos 39 minutos, o lateral do Jacaré penetrou em velocidade e chutou com grande perigo, mas a bola bateu nas redes pelo lado de fora. Aos 42 minutos, Alex Teixeira driblou dois zagueiros, mas escorregou na hora da conclusão.

FICHA TÉCNICA - BRASILIENSE 0 x 1 VASCO

Local: Estádio Boca do Jacaré, em Taguatinga (DF)
Data: 25 de agosto de 2009 (Terça-feira)
Horário: 21h(de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Assistentes: Moisés Aparecido de Souza (PR) e Bruno Boschilia (PR)

Cartões Amarels: César Gaúcho, Edinho e Pedro Ayub(Brasiliense)

Gol: - VASCO - Ramon, aos cinco minutos do primeiro tempo


BRASILIENSE:
Guto; Anderson, Aílson, César Gaúcho e Edinho; Pedro Ayub, Didão, Flávio e Éder(Rodriguinho); Gustavo(Somália) e Abuda(Thiago Felix)
Técnico: Heriberto da Cunha


VASCO:
Fernando Prass; Fagner, Vilson, Gian e Ramon; Mateus, Souza, Enrico(Amaral) e Alex Teixeira; Carlos Alberto(Rodrigo Pimpão) e Aloísio (Adriano)
Técnico: Dorival Júnior