Aposentado das quadras de basquete há dois anos, João José Vianna, o Pipoka, passou a encarar uma nova perspectiva. Formado em educação física, o ex-pivô é professor universitário. Mas, a partir do próximo dia 1;, ele volta a terreno bem conhecido. Pipoka é o mais novo contratado do Universo. Será auxiliar-técnico de Lula Ferreira. Na verdade, o que fará é um pouco diferente do que prevê o cargo. ;Ele será um preparador técnico individual;, explica Lula. Pipoka trabalhará com todos os jogadores, mas principalmente com os pivôs.
;Estou bastante ansioso;, assume Pipoka. Ele enfrentará uma verdadeira maratona com o novo cargo. Afinal, não deixará de dar aula na faculdade e ainda está começando o Instituto Basquete em Ação Ratto Pipoka, uma Organização Social (OS). Por isso, sua presença não será diária nos treinamentos do Universo. ;Conversei com o Lula antes até por isso;, explica. Devido a seus outros compromissos, Pipoka não deverá também acompanhar o time em viagens. Nada que diminua a alegria do treinador em contar com o ex-atleta.
Pipoka ainda conta com outro fator a seu favor: conhece quase todo o elenco do Universo. Mais que isso, jogou com eles na campanha do título brasileiro de 2007. Lula Ferreira é um dos poucos que nunca trabalharam com o novo reforço. Ou quase. Em 1987, Lula, que era técnico da Seleção Brasileira de base, participou, como auxiliar, da fase de treinamento do grupo que foi campeão Pan-Americano em cima dos Estados Unidos. Em compensação, em clubes, eles só foram adversários. ;Ele me deu muito trabalho, por sinal;, relembra Lula.
De olho na China
O Universo começou ontem uma nova fase de treinamento. Depois de duas semanas de preparação física e de aprimoramento técnico, Lula Ferreira comandou os primeiros trabalhos táticos. Até o embarque para a China, em 10 de setembro, o time candango treinará sua nova forma de jogar: com os armadores Nezinho e Valtinho juntos em quadra.
Quem é ele
Nome: João José Vianna
Apelido: Pipoka
Nascimento: 15/11/1963
Local: Brasília
Principais títulos como jogador: medalha de ouro no Pan-Americano de Indianápolis (1987), campeão do Torneio Pré-Olímpico das Américas (1988) e bicampeão mundial (1985 e 1989),
com a Seleção Brasileira; bicampeão
sul-americano de clubes (1985 e 86) e tetracampeão da Taça Brasil (1984-87), pelo Monte Líbano-SP
Baby no Paulistano
O pivô Baby Araújo, destaque do Flamengo na primeira temporada do Novo Basquete Brasil (NBB), tem nova casa. O Paulistano anunciou ontem a contratação do atleta, dispensado da Seleção Brasileira por causa de uma tendinite no pé esquerdo. A apresentação do atleta, com passagem pela NBA (Utah Jazz e Toronto Raptors), está marcada para quinta-feira. Ele já passou pela equipe paulista em 1999, no time juvenil.