Depois de vencer o Grêmio, o Santos pretende conseguir uma sequência de bons resultados, para se aproximar rapidamente do G-4, que garante a classificação para a disputa da próxima Copa Libertadores da América. E é com este pensamento que o Peixe enfrenta o Goiás, neste domingo, às 18h30 (horário de Brasília), no Serra Dourada.
Os santistas, que subiram uma posição (11; lugar) na tabela de classificação após o triunfo sobre o Tricolor Gaúcho, quer somar o maior número de pontos possíveis antes de igualar o seu número de jogos com relação aos demais clubes participantes do Brasileirão.
"Estamos conseguindo pontos importantes nas últimas rodadas. E se conseguirmos o resultado contra o Goiás, chegamos aos 31 pontos, próximos ao G-4. Quero igualar o número de rodadas (na próxima quarta-feira, contra o Inter, na Vila), próximo do grupo da Libertadores, para recuperarmos o que deixamos para trás", disse Luxemburgo.
"Depois do Goiás, teremos dois jogos importantes em casa, contra Internacional e Fluminense, fundamentais para a nossa briga pela vaga na Libertadores", projetou o comandante alvinegro.
Para este compromisso, Wanderley Luxemburgo não poderá contar com o lateral esquerdo Léo. Apesar de estar recuperado de dores musculares na coxa esquerda, o ala ficou na Baixada Santista, pois não está ainda em plenas condições físicas para atuar. Com isso, Pará deve seguir na lateral.
Em contrapartida, o experiente volante Emerson, de 33 anos, pode fazer a sua estreia no duelo com os esmeraldinos. Um pouco acima de seu peso ideal, o jogador foi relacionado pelo treinador para este confronto, porém, não deve começar jogando. A tendência é que Rodrigo Mancha continue como titular, ao lado de Rodrigo Souto, Germano e Paulo Henrique Lima, no meio-campo.
Do outro lado, o surpreendente Goiás, terceiro colocado, tenta se recuperar da derrota para o Náutico, na última rodada. A meta dos goianos é não deixar o líder Palmeiras e o vice-líder São Paulo abrirem distância na classificação.
"Perdemos a primeira decisão no Recife, mas temos mais 18 partidas ainda para alcançar o nosso objetivo", comentou o técnico alviverde, Hélio dos Anjos, confiante na possibilidade de conquista do título nacional.
Apesar do discurso otimista, o treinador do Goiás terá alguns problemas para escalar sua equipe. O zagueiro Leandro Euzébio e o meio-campista Gomes foram expulsos na derrota para o Timbu e não poderão atuar. Na zaga, Valmir Lucas deverá ocupar a vaga de Euzébio. No meio, o volante Ramalho retorna após cumprir suspensão automática, por conta de sua expulsão no triunfo sobre o Vitória, no último domingo.
[SAIBAMAIS]No meio, Fernando recebeu o terceiro cartão amarelo contra o Goiás e não pode jogar. Com isso, o ídolo Fernandão pode fazer a sua estreia, desde que seja aprovado pela comissão técnica esmeraldina. Caso Fernandão não jogue, Felipe Menezes deve ficar com a vaga.
No ataque, outra mudança. Iarley também retorna de suspensão e deve formar dupla de ataque com Felipe. Ambos são os artilheiros do Goiás na competição, com oito gols marcados cada.
FICHA TÉCNICA
GOIÁS X SANTOS
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Data: 23 de agosto de 2009, domingo
Horário: 18h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Assistentes: Gilson Bento Coutinho (PR) e Márcia Bezerra Lopes Caetano (Fifa-RO)
GOIÁS: Harlei; Valmir Lucas, Ernando e Rafael Tolói; Vitor, Ramalho, Felipe Menezes (Fernandão), Léo Lima e Julio César; Iarley e Felipe
Técnico: Hélio dos Anjos
SANTOS: Felipe; George Lucas, Fabão, Eli Sabiá e Pará; Rodrigo Mancha, Rodrigo Souto, Germano e Paulo Henrique Lima; Madson e Kléber Pereira
Técnico: Wanderley Luxemburgo