"Esse é o time que eu gosto. Jogar em conjunto faz a diferença;. Foi assim que o técnico José Rioberto Guimarães destacou a vitória da Seleção Brasileira sobre a Alemanha nesta sexta-feira (21/8) pela terceira rodada do Grand Prix feminino de vôlei. Com o resultado, e o triunfo do Japão sobre a Holanda, o Brasil assumiu a liderança isolada na classificação geral da competição.
"Taticamente jogamos bem, e conseguimos executar o que foi planejado. Bloqueamos bem as ações ofensivas delas e atacamos com efetividade. Não deixamos a Alemanha jogar. Só sinto um pouco pelo Giovanni (técnico da equipe alemã) que é um grande amigo, mas infelizmente, ele está do outro lado. Estou muito feliz com o meu time;, afirmou Zé Roberto.
O treinador bicampeão olímpico lembrou que uma nova vitória neste sábado (22/8) pode deixar a seleção brasileira bem próxima do octacampeonato. "A partida contra a Holanda pode ser a final antecipada. O time é praticamente o mesmo que venceu o Grand Prix em 2007, e que é bem treinado pelo Avital Selinger. Temos que sacar bem para tentar dificultar a recepção delas. O saque hoje é fundamental para dificultar a recepção do adversário, e colocar o bloqueio mais cômodo. Um bom saque facilita muito esse trabalho;.
A meio-de-rede Fabiana, que vem sendo a melhor bloqueadora deste Grand Prix, de acordo com as estatísticas, ressaltou a concentração do grupo na vitória sobre as alemãs. ""Fizemos tudo o que o Zé Roberto pediu taticamente. O mais legal foi que todo mundo entrou com tudo desde o início do jogo, e manteve o ritmo até o final;.
Mari, que no primeiro e terceiro sets, conseguiu desmontar a Alemanha com seu saque, fez sua análise da vitória. "Não deixamos as alemãs gostarem do jogo. Dificultamos a vida delas, e ficaram sem saber o que fazer. Taticamente jogamos muito bem;.
O jogo
A Seleção Brasileira dominou o jogo desde o primeiro set. Com o placar em 14/13, o Brasil marcou oito vezes seguidas ; foram quatro pontos com Sheilla, dois com Mari, um com Natália e outro em um erro no serviço das alemãs. Dessa forma, o time brasileiro chegou ao marcador de 22/13. Natália fechou o set em 25/15, após 23 minutos.
No segundo set, a Alemanha chegou a ter uma vantagem de três pontos: 5/2. Mas a seleção brasileira não só reagiu, como fez dez pontos seguidos. Natália, Mari e Fabiana foram as responsáveis pelas finalizações brasileiras. A equipe ainda contou com cinco erros de ataque das alemãs: 13/5. Natália, mais uma vez, fechou o set por 25/15, em 24 minutos.
No terceiro set, com o placar favorável em 9/6, o time brasileiro marcou sete pontos, contra apenas um da Alemanha: 16/7. Em um erro de saque das adversárias, vitória por 25 a 16, após 24 minutos