As Olimpíadas da Cidade chegam à terceira edição. A competição organizada pelo Correio Braziliense e apoiada pelo Governo do Distrito Federal foi oficialmente lançada ontem, em uma reunião do secretário de Governo do GDF, José Humberto, com os administradores regionais. Este ano, o evento contará com a participação das 30 regiões administrativas (RAs) do DF. A cerimônia de abertura será em 3 de setembro, no Ginásio Poliesportivo do Cruzeiro, às 19h30.
;Para que todas as cidades tenham uma participação efetiva, precisamos envolver os administradores;, justifica José Humberto. ;A maioria deles sabe que isso é importante para a cidade, porque tira os jovens da rua e estimula os atletas a se esmerarem.; No encontro, o secretário cobrou uma participação ativa dos administradores: ;Temos a oportunidade de fazer algo que efetivamente mexa com as cidades do Distrito Federal;.
Arthur Fish, superintendente de negócios promocionais e vendas do Correio, destaca que o objetivo das Olimpíadas da Cidade ;é fazer com que o esporte cresça em Brasília;. Além disso, representando o local onde moram, as pessoas se identificam mais com ele, como frisa o diretor-técnico da competição, Francisco Xavier. ;Queremos que os atletas se apeguem à sua cidade.;
Outro ponto, destacado pelo secretário de Esporte do GDF, Aguinaldo de Jesus, é a função social do evento. ;O esporte diminui a violência, as entradas nos hospitais, e ainda expõe Brasília para o mundo inteiro.;
Empenho
Os responsáveis pelas cidades sabem da importância da competição e garantem que se empenharão ao máximo. ;As Olimpíadas da Cidade são importantes para revelar talentos. Brasília tem bons atletas, mas faltam oportunidades;, argumenta Evelise Long, administradora de Brasília. Ela diz que está reunindo os atletas que participam dos torneios promovidos na região.
João Roberto Castilho, administrador do Cruzeiro, é um dos mais empolgados. Isso porque a cidade, que será a sede da abertura e do torneio de futsal, está com o ginásio reformado. O espaço ganhou um placar eletrônico, novas tabelas de basquete e iluminação melhor. ;Ano passado, fui assistir a um jogo noturno e fiquei com vergonha. Aquela iluminação estava mais para enterro do que para esporte;, revela. Agora, o ginásio tem 15 refletores de cada lado ; antes eram seis.
Para fazer jus à nova arena, Castilho garante que montará uma delegação completa, com atletas em todas as modalidades. Mas não sem uma contrapartida: ;É para levar medalha!”, cobra, brincando.
Saiba mais
; O período de inscrição para as Olimpíadas da Cidade vai de 26 de agosto a 9 de setembro. Somente as RAs poderão realizar as inscrições, pelo site www.olimpiadasdacidade.
com.br. No endereço, haverá uma lista de telefones das RAs para que os atletas interessados em participar possam entrar em contato.
; As inscrições são gratuitas. A única exigência é que o atleta tenha pelo menos 14 anos. Além disso, a organização colocará à disposição um ônibus para transportar os atletas de cada região para os locais de competição.
; Em 9 de setembro, haverá reunião técnica e sorteio das chaves das modalidades coletivas, no auditório do Correio Braziliense.
; A cerimônia de premiação será em 29 de setembro, também no auditório do Correio, às 19h30
A estreia do judô
A novidade da terceira edição das Olimpíadas da Cidade será o judô. A modalidade entrará no lugar do handebol, numa política de revezamento. E a novata já chega com força: dos cinco mil atletas esperados para toda a competição, 1.200 devem ser judocas.
A expectativa da organização é que cada administração regional tenha pelo menos um representante por esporte (em algumas, como o judô, são permitidos até quatro atletas de uma mesma cidade por categoria).
Programe-se
Basquete
Dias: 12, 13, 19, 20, 26 e 27 de setembro
Períodos: manhã e tarde
Dias: 17 e 24 de setembro*
Período: noite
Local: Ginásio da Candangolândia
*A confirmar
Futsal
Dias: 12, 13, 19, 20, 26 e 27 de setembro
Períodos: manhã e tarde
Dias: 17 e 24 de setembro*
Período: noite
Local: Ginásio do Cruzeiro
* A confirmar
Vôlei
Dias: 12, 13, 19, 20, 26 e 27 de setembro
Períodos: manhã e tarde
Dias: 17 e 24 de setembro*
Período: noite
Local: Praça Padre Roque (Núcleo Bandeirante)
*A confirmar
Judô
Dia: 19 de setembro
Períodos: manhã e tarde
Local: Ginásio da Candangolândia
Natação
Dia: 19 de setembro
Período: tarde
Local: Parque aquático da Secretaria de Esporte (ao lado do Mané Garrincha)
Atletismo
Dia: 20 de setembro
Período: manhã
Local: Centro Interescolar de Educação Física (Cief), na 907/908 Sul