Quinze posições separam Juventude e Guarani na tabela de classificação da Série B. Em termos de pontos, o Bugre possui 15 a mais em relação ao adversário desta sexta-feira. O oponente na última rodada do primeiro turno da Série B briga para sair da zona do rebaixamento, enquanto os campinenses estão bem acomodados no G4. Essas diferenças mostram o abismo entre as duas equipes que se enfrentam, no Alfredo Jaconi, às 21 horas.
Independente do resultado, os paulistas seguirão entre os primeiros colocados da competição. Terceiro lugar, com 34 pontos, o Guarani será o único a ter passado toda a primeira metade do torneio entre os quatro primeiros colocados. Apesar da empolgação pela boa campanha, os dirigentes tentam diminuir a euforia do elenco que chegou desacreditado para a disputa da Segunda Divisão após ter sido rebaixado no Paulistão.
"Só vamos ficar aliviados de verdade no dia 30 de novembro, que é quando acaba a competição. Não adianta estar agora entre os quatro", afirma o coordenador de futebol do clube, Wilson Coimbra.
Para tentar a terceira vitória seguida, Vadão formará uma dupla de ataque inédita. Sem poder contar com Caíque, machucado, e Ricardo Xavier, suspenso, pela primeira vez ele colocará para atuarem juntos Fabinho e Nei Paraíba.
No outro oposto da tabela está o Juventude. Batalhando para sair da zona de rebaixamento, o Alviverde precisa desesperadamente quebrar uma série de três partidas sem vencer em casa. Próximo de cumprir metade do percurso da Série B, o sonho de subir de divisão foi deixado de lado para encarar o drama de não conseguir sair das últimas posições. São quatro rodadas seguidas entre os quatro últimos.
Para sair das últimas colocações nesta rodada, o Juventude precisa bater o Guarani e tirar uma diferença de cinco gols no saldo em relação ao Vila Nova, que enfrenta o Brasiliense, no sábado. O técnico Ivo Wortmann contará com duas estreias. A mais aguardada é a do meia Lopes, ex-Palmeiras. Em sua segunda passagem com a camisa esmeraldina, o jogador foi contratado em 22 de julho e após quase um mês de treinos adquiriu condições físicas para entrar em campo. Ele terá a incumbência, ao lado de Zezinho, de municiar Marcos Denner, o único atacante do time.
O isolamento de Denner tem um motivo. Ele está em Bruno Teles. O lateral esquerdo chegou ao Jaconi na terça-feira, após rescindir contrato com o Sport. Bruno é o único lateral canhoto do elenco. Sua contratação fará Wortmann abandonar o 3-5-2 e adotar o 4-5-1. A ausência de um jogador oriundo da função obrigava o treinador a adotar o esquema com três zagueiros.
O meio-campo também terá novidades. Lauro e Gustavo formarão a dupla de volantes. Formados na base juventudista, a diferença de idade entre eles é de 19 anos. "Sempre sonhava poder jogar com ele, agora estou realizando esse sonho", comentou Gustavo, de 17 anos e contrato renovado. Essas são as armas gaúchas para tentar fazer a diferença apontada na tabela diminuir quando o juiz apitar o início da partida.
FICHA TÉCNICA
JUVENTUDE X GUARANI
Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)
Data: 20 de agosto de 2009, sexta-feira
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Djalma José Beltrami Teixeira (RJ)
Assistentes: Marco Aurélio dos Santos Pessanha e Ediney Guerreiro Mascarenhas (ambos do RJ)
JUVENTUDE: Juninho; Luiz Felipe, Douglas, Nenê e Bruno Teles; Gustavo, Lauro, Léo Dias, Lopes e Zezinho; Marcos Denner
Técnico: Ivo Wortmann
GUARANI: Douglas; Maranhão, Márcio Alemão, Bruno Aguiar e Eduardo; Luciano Santos, Glauber, Cléber Goiano e Walter Minhoca; Fabinho e Nei Paraíba
Técnico: Oswaldo Alvares