O Mundial de Atletismo de Berlim continua nesta sexta-feira com a participação de nove brasileiros. O destaque fica com a campeã olímpica Maurren Maggi e com Keila Costa, que buscarão a classificação no salto em distância às 13 horas (de Brasília). A dupla chega ao evento confiante após um mês de treinos em Madri, na Espanha.
"O objetivo era exatamente este: que elas chegassem competitivas a Berlim. Todo o trabalho foi feito com este foco", disse o técnico Nélio Moura, torcendo para que a dupla repita a experiência nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, quando Maurren ficou com o ouro e Keila Costa chegou à final. Desta vez, Maggi volta a ter como principal adversária a russa Tatyana Lebedeva, prata na China.
Vicente Lenilson, Sandro Viana, Basílio de Moraes Jr e José Carlos Moreira, nesta ordem, também entram na pista no Estádio Olímpico tentando se classificar no revezamento 4x100m. O histórico joga a favor do time brasileiro, presente em seis finais de Mundial, nas quais conseguiu duas medalhas: prata em Paris, em 2003, e bronze em Sevilla, em 1999.
Quem pode conquistar medalha para o país já nesta sexta-feira é Mário José dos Santos Junior, que vai competir na marcha de 50 km, com largada no Portão de Brandenburgo às 4h10 (de Brasília). Ele tenta conquista após um mês treinando em St. Moritz, na Suíça, para melhorar seu desempenho: "Foi muito bom, tanto o período na Suíça, como em Berlim. Eu estou pronto".
Mais dois atletas completam a participação brasileira no Mundial de Atletismo de Berlim nesta sexta-feira. Fabiano Peçanha disputa a semifinal dos 800m precisando repetir seu melhor tempo no ano para se classificar. "Se correr na casa de 1:44, vou à final", disse. Já Júlio César de Oliveira estreia na competição na seletiva do lançamento de dardo.