Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Vitória interrompe sequência positiva do Atlético-PR e vence por 2 x 1

Chegou ao fim a sequência de vitórias do técnico Antônio Lopes à frente do Atlético Paranaense. Depois de quatro resultados positivos, o time foi à Salvador enfrentar o Vitória, no Estádio Barradão, e perdeu por 2 x 1, interrompendo a ascensão na classificação do Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro da casa, por sua vez, se reabilita e chega aos 28 pontos ganhos.

Após muito equilíbrio nos minutos iniciais da partida, o Leão abriu o placar aos 30 minutos, com Ramon, que aproveitou cruzamento de William, após grande jogada individual. Depois do intervalo, aos quatro minutos, Wallyson, que havia acabado de entrar no jogo, recebeu em velocidade e tocou na saída do goleiro para empatar. Mas aos 23 minutos, aproveitando falha da zaga, Neto garantiu o resultado para os baianos.

Na próxima rodada, o Vitória enfrenta o Sport Recife, sábado, no Estádio Ilha do Retiro, na capital pernambucana. Já o Atlético Paranaense terá pela frente o São Paulo, domingo, na Arena da Baixada, que promete festa na inauguração do novo setor de arquibancadas.

O jogo

Mesmo jogando fora de casa, o Furacão começou a partida pressionando, buscando tocar bola no campo de ataque. Aos cinco minutos a primeira jogada de perigo, com Paulo Baier cobrando falta na área para Chico desviar, pela linha de fundo. O time da casa tentou responder em contra-ataque rápido, mas Manuel apareceu para cortar. Passado os primeiros minutos, o ritmo caiu um pouco.

O Vitória, desfalcado, encontrava um melhor entrosamento com o tempo e equilibrou as ações. Aos 13 minutos, Uellinton fez jogada individual, mas cruzou errado, completamente sem direção. Aos 15 minutos, depois de troca de passes, Wesley arriscou o chute, que passou raspando a trave. Uellinton respondeu aos 20 minutos, com uma bomba que assustou o goleiro atleticano.

A partida passou a ser disputada principalmente no meio do campo, sem a participação dos atacantes. Aos 27 minutos, Wesley bateu de fora da área e a bola subiu demais. Aos 30 minutos, Willian fez a jogada e levantou para Ramon, que escolheu o canto para empurrar para as redes.

Na segunda etapa, o Furacão voltou com o ataque todo modificado para tentar reverter o resultado. E logo em seu primeiro lance, Gabriel Pimba teve a chance de empatar mas, de frente para a meta, errou o chute. A pressão paranaense deu resultado aos quatro minutos. Wallyson, outro que entrou no intervalo, recebeu de Pimba e tocou na saída do goleiro para deixar tudo igual. Aos oito minutos, Ramon cobrou falta e Gallato fez grande defesa.

Com o empate logo nos primeiro minutos, o jogo voltou a ficar aberto. Aos 11 minutos, Paulo Baier dominou em boa condição, mas perdeu a bola na hora do arremate. Wesley, aos 15 minutos, também recebeu de frente para o gol e foi travado. O Leão devolveu com chute venenoso de Ramón, que exigiu uma bela intervenção do arqueiro atleticano.

O time da casa ficou novamente na frente do placar após falha defensiva do Furacão. Aos 23 minutos Roger encontrou Neto, que mandou para o fundo das redes. Cinco minutos depois, Nei recebeu o segundo amarelo e deixou os visitantes com um a menos em campo. Aos 33 minutos, Gallato, no chão, se esticou e evitou o terceiro do Vitória. Com o jogo sob controle, Ramon cobrou falta aos 40 minutos e a bola saiu após desviar no caminho.

FICHA TÉCNICA - VITÓRIA 2 x 1 ATLÉTICO-PR

Local: Estádio Barradão, em Salvador (BA)
Data: 19 de agosto de 2009, quarta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Wilson Souza De Mendonça (PE)
Assistentes: Cleriston Clay Barreto Rios e Ailton Farias da Silva (Ambos de SE)
Gols: VITÓRIA - Ramon, aos 30 minutos do primeiro tempo e Neto, aos 23 minutos do segundo tempo
ATLÉTICO-PR - Wallyson, aos 04 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Uellinton e Leandro (Vitória); Nei, Wallyson e Rafael Miranda (Atlético-PR)
Cartão vermelho: Nei (Atlético-PR)

VITÓRIA: Gleguer; Apodi, Fábio Ferreira e Marco Aurélio, Leandro; Vanderson, Uellinton, Jackson e Ramon (Carlos Alberto); William (Neto) e Roger (Elkeson)
Técnico: Vagner Mancini

ATLÉTICO-PR: Gallato; Nei, Manuel e Chico; Wesley, Valencia, Rafael Miranda, Paulo Baier e Márcio Azevedo (Fransérgio); Marcinho (Gabriel Pimba) e Zulu (Wallyson)
Técnico: Antônio Lopes