Jogando em casa, o Lyon praticamente se garantiu na fase de grupos da Liga dos Campeões de 2009/2010. Ao golear o Anderlecht por 5 x 1, os franceses criaram uma ótima vantagem para a partida de volta, e podem perder por até três gols de diferença na Bélgica.
Sob os olhares de Raymond Domenech, técnico da seleção francesa, a goleada foi configurada antes mesmo do juiz apitar o fim do primeiro tempo. Sem dar a mínima chance para os belgas, os lioneses não demoraram nem dez minutos para abrirem o placar.
No melhor estilo Juninho Pernambucano, ex-capitão da equipe, hoje no Al-Gharafa, do Catar, o bósnio Pjanic abriu o placar em uma bela cobrança de falta, que ainda bateu no travessão antes de entrar. Quatro minutos depois, os franceses ampliaram o resultado também na bola parada. Desta vez em penalidade máxima, o argentino Lisandro López aumentou a vantagem para dois gols.
A goleada estava decretada aos 39, com um golaço de Michel Bastos. O meia brasileiro, nova contratação do clube francês, recebeu a bola na direita, ajeitou para o meio e soltou uma bomba de pé esquerdo, que ainda explodiu na trave antes de entrar.
[SAIBAMAIS]
Nem dois minutos depois, Gomis fez o quarto gol lionês. Após boa tabela pela esquerda, o atacante francês recebeu de Lisandro López no meio da área, e completou de primeira para o fundo das redes.
No segundo tempo, o Lyon diminuiu o ritmo e o Anderlecht começou a pensar em reagir. Aos 12 minutos, os belgas fizeram seu gol "de honra", com Suárez, que após chute de sua própria área, desviado por seu companheiro de ataque, ganhou da defesa e ainda driblou o goleiro antes de tocar para o fundo das redes.
Mas a fase espetacular do Lyon continuou, aos 20, Michel Bastos deu um lindo lançamento para Gomis, que, cara a cara com o goleiro, só cortou para a direita e tocou para o fundo das redes. Após o quinto gol, os lioneses seguiram atacando, porém, sem o mesmo ímpeto e efetividade, satisfeitos com o ótimo resultado conquistado em Gerland.
Confira os resultados do segundo dia dos playoffs da Liga dos Campeões:
Lyon 5 x 1 Anderlecht
Panathinaikos 2 x 3 Atlético de Madri
Levski Sofia 1 x 2 Debrecen
Salzburg 1 x 2 Maccabi Haifa