Desde que assumiu o comando do Santos, em meio à disputa do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, o técnico Wanderley Luxemburgo nunca escondeu de ninguém que o objetivo do clube era a classificação para a disputa da próxima Taça Libertadores da América.
Mas, depois de alguns tropeços seguidos (empates contra Avaí e Cruzeiro) e sem conseguir embalar na competição, o Peixe vê no jogo contra o Grêmio, nesta quarta-feira, às 19h30 (horário de Brasília), na Vila Belmiro, a chance de começar, finalmente, a sua caminhada rumo à qualificação para o principal torneio das Américas em 2010.
"Jogar as grandes partidas é o que nós queremos", disse o treinador, se referindo à sequência que a sua equipe terá pela frente, nas próximas rodadas: Grêmio (casa), Goiás (fora), Internacional (casa), Fluminense (casa) e Corinthians (fora).
"Nós temos confrontos diretos, contra Grêmio, Goiás e Internacional, com uma possibilidade de crescer na tabela do campeonato. Estamos pensando nisso e exemplos não faltam, estão aí. São Paulo e Avaí estavam lá atrás, tiveram vitórias seguidas e cresceram muito na competição", comentou Luxemburgo, que espera contar com o apoio irrestrito da torcida para que o Alvinegro Praiano alcance a vitória.
"Teremos um jogo muito difícil em casa contra o Grêmio. Espero que a partir deste desafio a velha sintonia entre time e torcida aconteça na maior intensidade possível. E tenho certeza que isso irá acontecer", ponderou o comandante, que deverá manter para este duelo com o Grêmio, a mesma formação que empatou com o Cruzeiro, no último domingo, no Mineirão.
A dúvida ficava por conta do lateral esquerdo Léo, que não atuou contra a Raposa por conta de dores musculares na coxa esquerda. O jogador ainda não está totalmente recuperado e, por isso, teve a sua participação vetada pelo departamento médico do clube. Com isso, Pará, que agradou a Wanderley Luxemburgo diante do Cruzeiro, seguirá na equipe como substituto de Léo.
Já o Grêmio não gosta da fama de visitante bonzinho que recebeu, por não conseguir vencer longe do Olímpico. O time tem mais uma chance de mudar a imagem lapidada no primeiro turno. Porém, será difícil quebrar este estigma na quarta-feira.
Para isso, será preciso contrariar a história. O clube gaúcho só conseguiu vencer na Vila pelo Brasileirão em somente uma oportunidade. Apesar do desempenho pífio como visitante, os gremistas não querem saber de neurose.
"Não precisamos ficar nos cobrando além do que é preciso. A vitória tem que ser natural. Não podemos querer fazer as coisas na marra. Temos que ter tranquilidade e paciência", opinou o goleiro Victor, herói na vitória sobre o Flamengo na última rodada.
Para se aproximar do G4, o técnico Paulo Autuori terá os retornos de Souza e Tcheco: ambos cumpriram suspensão no fim de semana. Com Túlio suspenso, Réver seguirá como volante e Rafael Marques prossegue na zaga. Na lateral esquerda, Jadilson sequer embarcou pra o litoral paulista. Sem conseguir ser eficiente na marcação, ele deverá ser cada vez menos usado pelo treinador. Sua vaga será ocupada por Bruno Collaço. O garoto formado na base tricolor será titular de seu clube de coração pela primeira vez.
As únicas indefinições na equipe estão no ataque. São três jogadores na disputa e duas vagas em aberto. Uma delas deverá ser de Jonas. A outra terá a briga entre Douglas Costa e Perea. Após oito meses, o atacante colombiano voltou a iniciar uma partida contra o Flamengo, marcou um gol e agradou a Autuori. A soma destes fatores, o coloca em vantagem na disputa.
"Ainda não vou confirmar o ataque, mas a tendência é que Perea e Jonas sejam mantidos. Neste momento, vou aguardar. Todos têm condições, mas vou analisar a equipe do Santos para traçar uma estratégia e definir o time", comentou o técnico tricolor, avesso a mistérios na escalação.
FICHA TÉCNICA
SANTOS X GRÊMIO
Local: Estádio Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 19 de agosto de 2009, quarta-feira
Horário: 19h30 (horário de Brasília)
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Assistentes: Cristhian Passos SOrence e João Patrício de Araújo (ambos de GO)
SANTOS: Felipe; George Lucas, Fabão, Eli Sabiá e Pará; Rodrigo Mancha, Rodrigo Souto, Germano e Paulo Henrique Lima; Madson e Kléber Pereira
Técnico: Wanderley Luxemburgo
GRÊMIO: Victor; Mário Fernandes, Léo, Rafael Marques e Bruno Collaço; Réver, Adilson, Tcheco e Souza; Perea (Douglas Costa) e Jonas
Técnico: Paulo Autuori