Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Com 12 desfalques, Lusa encara lanterna para encerrar jejum

A Portuguesa terá nesta terça-feira a oportunidade ideal para acabar com seu jejum de vitórias na Série B do Brasileirão, quando o time comandado por René Simões vai à Paraíba encarar o Campinense-PB, às 21 horas (Brasília), pela rodada de fechamento do primeiro turno.

Apesar de encarar o lanterna, o cenário não anda animador. Além de estar desde o dia 28 de julho sem saber o que é conquistar os três pontos, a Lusa terá nada menos do que 12 desfalques para o confronto. Por causa disso, René foi obrigado a chamar às pressas cinco jogadores das categorias de base para compor os 18 atletas que podem ser inscritos para a partida.

O zagueiro Thiago Gomes e os volantes Ygor e Preto, expulsos na derrota para o Vasco na última rodada, cumprem suspensão automática. Já o zagueiro Bruno Rodrigo, o volante Acleisson e o atacante Edno não jogam devido ao terceiro cartão amarelo.

Pelo lado dos vetados pelo departamento médico, os zagueiros Erick, Ediglê e Preto Costa, o lateral Guigov, o meia Fellype Gabriel e o atacante Christian não jogam no estádio Amigão.

Com 27 pontos, a Lusa é a sétima colocada na tabela. Por isso, a grande meta de René Simões, que terá o retorno do veterano lateral César Prates e do volante Marco Antônio ao time, é terminar o primeiro turno no G4. Para chegarem lá, os paulistanos precisam vencer e torcer para o São Caetano tropeçar e Figueirense e Ceará perderem.

O Campinense-PB vem em situação totalmente oposta para o confronto: mal na tabelas e sem desfalques. Os 13 pontos conquistados em 18 jogos deixam os paraibanos na lanterna. No entanto, a vitória em cima do ABC-RN na última rodada animou o time.

Sob o comando de Freitas Nascimento, o Campinense não perde há dois jogos - desde que caiu perante o Vasco - e soma quatro vitórias. O plano do time é terminar o primeiro turno em recuperação para brigar para deixar a zona do rebaixamento na segunda metade da Segundona.

Para isso, Nascimento deverá mandar a campo o mesmo time que bateu os abecedistas na casa do adversário.

FICHA TÉCNICA
CAMPINENSE-PB X PORTUGUESA

Local: Estádio Amigão, em Campina Grande-PB
Data: 18 de agosto de 2009, terça-feira
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Suelson Diógenes de França (RN)
Assistentes: Ubiratan Bruno Viana (RN) e Isac Márcio da Silva Oliveira (RN)

Campinense-PB: Fabiano; Thompson, Kléber, Nino e Buick; Charles Wagner, Henrique, Fernandes e Washington; Giuliano e Edmundo
Técnico: Freitas Nascimento

Portuguesa: Fábio; César Prates, Cássio e Jaime e Anderson Paim; Marco Antônio, Acleisson, Fabrício e Héverton; Dinei e Kempes
Técnico: René Simões