Grandes rivais na disputa do título mundial das 250 cilindradas em 2008, Marco Simoncelli e Álvaro Bautista não conseguiram chegar à MotoGP neste ano, mas a ascensão de ambos não falhará na próxima temporada. Depois do italiano, que em junho passado foi anunciado na Honda Gresini, foi a vez do espanhol confirmar que seu futuro será na Suzuki.
Bautista, campeão das 125 cc em 2006, já colecionou 43 pódios e 16 vitórias nas duas categorias de acesso da motovelocidade, números que saltaram aos olhos da Suzuki. "Estamos encantados por ter assinado com uma das mais brilhantes estrelas do motociclismo", apontou a montadora japonesa em um comunicado. Na equipe, o piloto deve fazer parceria com o italiano Loris Capirossi e substituir Chris Vermeulen, porém o nome de seu companheiro ainda não foi confirmado.
Assim, o espanhol de 24 anos poderá levar a rivalidade com Simoncelli para as pistas da MotoGP. No ano passado, ambos chegaram a trocar farpas durante o campeonato, ganho pelo italiano por 37 pontos de vantagem. Na atual temporada, entretanto, quem está na frente é Bautista, segundo colocado da classificação: com 160 pontos, está a 12 do líder, o japonês Hitoshi Aoyama. O mais novo piloto da Honda Gresini, dono do terceiro posto até aqui, soma 140 tentos.