Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Internacional derrota Santo André e segue na caça ao Palmeiras

O Inter fez a lição fora de casa. O Colorado foi ao ABC Paulista e bateu o Santo André por 2 a 0, neste sábado (15/08). Após três jogos, o time de Tite voltou a vencer como visitante, fazendo o Ramalhão acumular uma sequência de oito jogos sem vitória no Campeonato Brasileiro. Sob o comando de Alexandre Gallo são quatro partidas e quatro derrotas.

Apesar de esta ter sido a última rodada do primeiro turno, o clube gaúcho ainda pode terminar a primeira metade da competição com a melhor campanha, pois tem dois jogos atrasados. Beneficiado pelo empate do Palmeiras com o Botafogo, o Inter é, momentaneamente, o segundo colocado, quatro pontos atrás do Verdão. Já Santo André segue fora da zona de rebaixamento.

O péssimo gramado do Bruno José Daniel fez o confronto ter um nível técnico sofrível no primeiro tempo. A situação modificou na segunda etapa, quando os visitantes partiram para cima e construíram o placar. Taison, de fora da área, fez o primeiro e Alecsandro, de pênalti, ampliou no fim do jogo.

Os dois times começam o segundo turno na quarta-feira. o Santo André entra em campo às 19h30, contra o Botafogo, no Rio de Janeiro. Já o Inter receberá o Corinthians, no Beira-Rio, às 21h50.

O jogo - Reforma no gramado? O que se via era uma plástica mal feita. Mesmo após ficar duas partidas fechado, o gramado do Bruno José Daniel está em situação calamitosa. Dentro das quatro linhas, buracos e areia eram presença constante, dificultando a apresentação de um bom futebol. As péssimas condições igualaram o confronto entre o Inter e o Santo André, duas equipes bem distantes na tabela de classificação.

Trocar passes virou tarefa de gincana para as equipes. A solução era jogar por cima. O panorama mostrava a bola cruzando o campo de um lado e para o outro pelo alto. Boas jogadas se tornaram raras.

O Inter teve a primeira oportunidade. Taison fez bela enviada para Giuliano, o meia entrou na área e bateu em cima de Neneca. Não demorou muito para o Ramalhão assustar Lauro. Após erro de Danilo Silva, Rômulo chegou à linha de fundo e mesmo sem ângulo bateu, carimbando a trave colorada. Os dois lances dos primeiros dez minutos de jogo deram uma esperança de um bom duelo, mas não ocorreu. As dificuldades para concatenar tramas ofensivas comprometiam o nível técnico da partida.

Em sua quarta partida no comando do Santo André, Gallo ainda tenta achar a melhor formação. Neste sábado, ele colocou Gustavo Nery como um terceiro zagueiro, deixando Elvis como ala esquerdo. A medida deu boa consistência à retaguarda paulista.

Os donos da casa entenderam primeiro que a melhor maneira era pelo alto. Aos 16 minutos, Cris cabeceou por cima do gol. O zagueiro também protagonizou o lance mais ríspido do confronto, ao deixar o cotovelo no rosto de Alecssandro. O ato lhe rendeu somente um cartão amarelo.

Por cima, Alecsandro tentou em um fraco cabeceio. O Inter não conseguia encontrar soluções para superar o estado do gramado. No último lance da primeira etapa, Rômulo aproveitou-se de falha de Sandro, chegou ao fundo e cruzou, por centímetros Nunes não conseguiu desviar a bola.

No vestiário, os jogadores colorados leram a cartilha para se atuar em gramados esburacados e arenosos. Após um susto, aos 2 minutos, quando Nunes tocou de cabeça para fora. O Inter tornou a segunda etapa mais pulsante. Foram três oportunidades seguidas. Na primeira, Neneca espalmou chute de meia distância de Alecsandro. Na segunda, o goleiro catou firme arremate de Giuliano. Na terceira, o camisa 1 salvou o que seria gol contra de Marcel, no rebote, Alecsandro acertou a trave. O placar do jogo seguia 0 a 0, o de bolas no poste também estava igualado, só que em 1 a 1.

O time de Tite mostrou toda a sua técnica aos 23 minutos. Os jogadores ignoraram todos os problemas, tocaram a bola, Taison tabelou com Giuliano, ao receber de volta bateu no ângulo, sem chances para Neneca. Os gaúchos viraram os donos da situação. Cinco minutos depois, uma chance clara para ampliar. Taison bateu cruzado, goleiro tapeou, no rebote Andrezinho demorou para bater e desperdiçou ótima chance. Em seguida, os colorados tiveram um gol anulado, após cobrança de escanteio, o árbitro marcou falta duvidosa de Sandro em Gustavo Nery.

Quando parecia que seria uma questão de tempo, os visitantes confirmarem a vitória, Taison, o melhor em campo com a bola nos pés, Taison acertou um pontapé por trás em Sidney e foi expulso, aos 33 minutos.

O Santo André ficou animado. Em cruzamento da direita, Ricardo Goulart se antecipou a Lauro e Sorondo, desviando a bola para fora. Entretanto, o Inter fez bem a armadilha. Aos 41 minutos, Giuliano puxou contra-ataque e caiu na área, o juiz assinalou a penalidade duvidosa. Na cobrança, Alecsandro bateu de maneira perfeita, dando a terceira vitória seguida do Inter no Brasileirão.