Com atuação inspirada do atacante Washington, autor de dois gols, o São Caetano manteve sua escalada na Série B do Campeonato Brasileiro e alcançou a quinta vitória consecutiva ao bater o Fortaleza. Atuando no Anacleto Campanella, no ABC Paulista, o Azulão fez o dever de casa e venceu por 2 a 0.
Com o resultado, o time comandado por Antonio Carlos Zago chega aos 27 pontos, encostando de vez na zona de acesso da Segundona, objetivo declarado da equipe para o final do primeiro turno. Já o Fortaleza continua sofrendo na Série B. O time que tentava reagir agora soma três partidas sem vencer - com o novo tropeço, a permanece com 19 pontos, na zona de rebaixamento da competição.
No irregular gramado do Anacleto Campanella, São Caetano e Fortaleza fizeram partida de muita movimentação, mas poucas chances, especialmente pelos numerosos erros de passe e finalização. Mas o anfitrião tinha o atacante Washington em campo, grande estrela da equipe neste sábado.
Foi só aos 39 minutos do primeiro tempo que o marcador foi inaugurado, apesar da insistência do São Caetano, que pressionava pouco antes do intervalo. Depois de perder boas chances em bolas rebatidas na área, o time contou com bom passe de Vandinho, que encontrou Washington entre a zaga tricolor. Com frieza, o jogador bateu rasteiro para tirar do goleiro Alexandre Fávaro.
No segundo tempo, o São Caetano passou a ser mais consistente defensivamente, marcando com eficiência e deixando poucas alternativas ao abatido Fortaleza. Aos 19 minutos, Roger, que substituiu o cansado Vandinho, fez boa jogada pela direita e cruzou para a área. A bola quicou uma vez antes de Washington mergulhar de cabeça com coragem para se adiantar à saída de Alexandre Fávaro, definindo o marcador.
Com a boa vantagem, o Azulão diminuiu o ritmo até o final, quando finalmente foi ameaçado pelo Fortaleza. Aos 45 minutos, Marcelo Batatais não conseguiu cortar cruzamento de maneira eficiente e, no rebote, Douglas derrubou Marcelo Nicácio dentro da área. Na cobrança do pênalti, o destaque ofensivo do visitante tentou tirar com estilo do goleiro Luiz, que teve tempo de cair e se levantar de novo para espalmar.
Após a falha, o Fortaleza nada conseguiu fazer até o apito final. Na próxima rodada, o time paulista vai a Florianápolis encarar o Figueirense, às 21h da sexta-feira (21/08), no Estádio Orlando Scarpelli. Já o Tricolor Cearense fecha o primeiro turno contra o Paraná, às 16h10 do próximo sábado, no Castelão.