A edição 2009 do Mundial de Atletismo não começou muito bem para o Brasil. Ao menos nos 100 metros rasos. Na primeira eliminatória da prova mais nobre da modalidade, José Carlos Moreira e Basílio de Moraes Júnior já foram eliminados, enquanto os astros Usain Bolt e Tyson Gay, poupando-se, não chegaram a levantar a torcida presente no estádio Olímpico de Berlim.
[SAIBAMAIS]Com a desistência de Vicente Lenílson, que por causa de dores na perna preferiu se focar apenas no revezamento 4x100 m, Moreira e Júnior eram os únicos brasileiros inscritos na disputa. Com tempos muito parecidos (respectivamente 10s55 e 10s54), ambos ficaram de fora da segunda fase, que começa às 13h50 também deste sábado.
Os canarinhos, que caso tivessem corrido 0s02 mais rápido estariam classificados, ficaram muito longe de suas melhores marcas garantidas na atual temporada. José Carlos Moreira, por exemplo, havia anotado 10s15 em São Paulo em maio; já Basílio de Moraes Júnior havia se destacado em Bogotá, há 20 dias, com 10s21.
Com esses tempos, ambos os atletas teriam se aproximado do nível apresentado por Usain Bolt e Tyson Gay neste sábado. Claramente sem forçar muito o ritmo, os favoritos ganharam em seus séries com 10s20 e 10s16 respectivamente. Ainda assim, o norte-americano chega à próxima etapa do Mundial como o homem mais veloz, dois postos à frente do jamaicano - o britânico Dwain Chambers, segundo colocado no geral, marcou 10s18.
Ex-recordista mundial da distância, Asafa Powell esteve perto de se transformar na primeira grande decepção do evento. O jamaicano, que teve sua ida a Berlim ameaçada por não ter comparecido à concentração de seu país em Nuremberg, vencia seu pelotão com tranquilidade, porém relaxou nos últimos metros e quase protagonizou um vexame, acabando no terceiro posto com 10s38. Caso tivesse sido 0s02 mais lento, o atual campeão olímpico do revezamento teria conhecido uma surpreendente eliminação.