Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Série B: Ponte Preta segura empate com Ceará

A Ponte Preta acumulou mais uma partida para a conta da sua má fase no Campeonato Brasileiro da Série B e, de quebra, ;ajudou; o arquirrival Guarani. Atuando fora de casa, a Macaca ficou no empate de 1 x 1 com o Ceará e evitou que o Vovô assumisse a terceira colocação, superando o Bugre no número de pontos após o duelo.

A igualdade acabou sendo a terceira consecutiva do time do técnico Pintado na Segunda Divisão. Dessa forma, a Ponte chegou ao seu quarto confronto sem vencer e novamente falhou na reaproximação da briga por uma vaga à elite do futebol brasileiro.

Em contrapartida, o Ceará termina a rodada desta sexta-feira na quarta colocação, mas poderá ser ultrapassada pela Portuguesa. Neste sábado, a Lusa recebe o Vasco no Canindé, na estreia de René Simões como treinador da equipe.

[SAIBAMAIS]Após o compromisso no Ceará, a Ponte Preta volta a campo no próximo dia 22, às 16h10, quando a Macaca vai a Mesquita para encarar o Duque de Caxias. Na mesma data e horário, o Vovô terá pela frente o América-RN, no estádio Machadão.

O jogo
Buscando a reabilitação na Série B do Campeonato Brasileiro, após perder na última rodada para o Guarani por 2 a 1, o Ceará começou a partida pressionando a Ponte Preta e chegou pela primeira vez ao gol rival logo aos 11 minutos. O ataque dos mandantes realizou bela troca de passes e a bola chegou nos pés de Wellington Amorim, que arriscou o chute e assustou Giovanni.

Exposto no campo ofensivo, o Vovô deixou espaços na defesa e levou o primeiro gol em uma falha do sistema de zaga. Aos 12 minutos, Lins aproveitou atrapalhada de Fabrício e Erivélton, cortou para a perna direita e chutou forte, anotando o primeiro gol da Macaca no estádio do Castelão.

O Ceará seguiu melhor na partida, apesar da desvantagem no placar. Cinco minutos depois do tento de Lins, Heleno ajeitou para Fábio Vidal na esquerda. O lateral arriscou de primeira e a bola passou com perigo para a Ponte Preta.

A pressão cearense surtiu resultado aos 27 minutos, quando Geraldo recebeu cruzamento da direita, ganhou da zaga ponte-pretana e finalizou para igualar o marcador em Fortaleza. Melhor em campo, o Vovô manteve a postura ofensiva até o final do primeiro tempo, mas as falhas nas finalizações fizeram o primeiro tempo não sair do empate.

As duas equipes voltaram à segunda etapa da mesma forma que terminaram o primeiro: Ceará pressionando e Ponte se defendendo. Contudo, o time da casa pecava nos últimos passes e não criava tantos perigos para o gol de Giovanni.

A primeira grande oportunidade dos mandantes surgiu aos 15 minutos. Misael recebeu bom passe pela esquerda, invadiu a área e chutou para o gol, pela rede do lado de fora. O lance arrancou o grito de gol de metade do Castelão.

O time da casa manteve a pressão e o ímpeto ofensivo. Contudo, o cansaço tornou-se visível e a Ponte Preta cresceu no confronto. Insistindo na bola aérea, o Ceará não teve o resultado esperado e terminou a partida com apenas um ponto ganho, o que possibilita sua saída no G-4 ainda nesta rodada de Série B.