O primeiro título da história do Gama será lembrado neste domingo, a partir das 9h, no estádio Bezerrão, com homenagens e uma espécie de revanche retrô para o Brasília, que perdeu para o alviverde na final do Candangão disputada no dia 19 de agosto de 1979, por 2 x 1.
A partida histórica foi realizada no antigo estádio Pelezão (demolido). Os ídolos da época estarão em campo três décadas depois da conquista. As equipes master do Gama e do Brasília vão comandar o espetáculo. Para o torcedor, muita diversão, nostalgia, lembranças dos velhos tempos e a oportunidade de ajudar quem necessita. Para assistir à partida, é preciso levar 1kg de alimento não perecível. As doações são destinadas à creche do Setor Oeste do Gama.
No alviverde, a escalação completa da final do dia 19 de agosto estará presente. Hélio; Carlão, Décio, Didão e Odair; Santana, Manoel Ferreira, Péricles Carvalho e Robertinho; Fantato e Tico. O técnico é Marcinho Fonseca. No colorado, estão confirmados o atacante Banana e o zagueiro Foca. O organizador do evento comemorativo e historiador dedicado ao Gama, Márcio Almeida, acredita que até sábado o Brasília deve confirmar o elenco. "Até a última hora poderemos ter o time adversário completo também".
Além do jogo, também serão feitas homenagens aos ídolos, entrega de faixas e de placas para dirigentes que fizeram a história do Periquito e uma homenagem ao presidente Paulo Goyaz pela atuação como advogado do Gama na disputa judicial contra a CBF, Fifa e Clube dos Treze. "Ele enfrentou uma imposição dos grandões e foi determinante para evitar que o nosso Gama fosse banido do futebol pela Fifa. Além disso, estabeleceu um marco com o fim da 'virada de mesa' no Brasil", destacou Márcio Almeida.
História
No dia 19 de agosto de 1979 o Gama venceu o Brasília por 2 x 1, no estádio Pelezão, com dois gols de Péricles Carvalho. Willian descontou para o colorado. Este é o primeiro título da história do Gama, atualmente decacampeão candango e campeão da Série B de 1998.